Polícia do Zimbábue usa gás lacrimogêneo contra protestos na capital

Ruas ficaram cobertas de entulhos e pneus na capital do Zimbábue, Harare, nesta segunda-feira (31) após pequenos protestos. A polícia foi vista retirando esses objetos após ter dispersado os manifestantes com gás lacrimogêneo.

A cidade estava em grande parte vazia, já que a maioria das escolas, lojas e bancos permaneceram fechados, e a polícia estava presente em toda a capital.

O protesto contra o presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, não conseguiu obter apoio massivo de cidadãos no país.

A manifestação foi convocada por alguns veteranos da guerra da independência que se opõem às intenções do partido no poder de estender a gestão de Mnangagwa além do término de seu mandato atual em 2028.

A Constituição do Zimbábue de 2013 limita os presidentes a dois mandatos de cinco anos. Mnangagwa, que chegou ao poder pela primeira vez em 2017 depois que seu mentor de longa data Robert Mugabe foi deposto em um golpe, está cumprindo seu mandato final.

Apesar de o presidente negar diversas vezes ter intenções de prolongar a Presidência, os veteranos o acusam de perseguir o plano usando procuradores.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia do Zimbábue usa gás lacrimogêneo contra protestos na capital no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.