Equipes chinesas resgatam quatro sobreviventes após terremoto em Mianmar

A Equipe de Busca e Resgate da China salvou quatro sobreviventes — três mulheres adultas e uma menina — após 13 horas de trabalho duro na cidade de Mandalay, em Mianmar, seriamente atingida, por volta das 07h15, horário local, desta segunda-feira (31).

Após o terremoto devastador em Mianmar, várias equipes de resgate chinesas chegaram às áreas atingidas pelo desastre, trabalhando com socorristas locais 24 horas por dia para procurar sobreviventes.

Chegando a Mandalay na noite de domingo (30), a equipe chinesa empregou cães de resgate para localizar um sobrevivente preso no local do terremoto do Great Wall Hotel e tentou procurar o sobrevivente nos edifícios danificados.

Diante do desafio de um andar inferior desabado no prédio onde o sobrevivente estava preso, a equipe de resgate explorou várias estratégias antes de decidir invadir por baixo, limpando os escombros para criar uma saída e carregá-lo para fora com uma maca.

Às 00h40, horário local, desta segunda-feira, a sobrevivente, uma mulher adulta presa por quase 60 horas, foi resgatada após mais de cinco horas de trabalho incansável.

Sem parar para descansar, os socorristas imediatamente se mudaram para outro local próximo no complexo de apartamentos Sky Villa, onde uma garota informou à equipe que sua irmã mais velha de 29 anos estava presa nos escombros.

Presa por 65 horas

Seguindo a orientação, os socorristas a localizaram consciente e capaz de se comunicando.

Enquanto a equipe trabalhavam para fornecer comida e água à sobrevivente, que estava presa 65 horas, e elaborar estratégias para o resgate, tremores secundários continuaram a abalar a área.

“O prédio tremeu visivelmente e então saímos”, relatou um dos profissionais.

Segundo a jovem, ela ficou presa sob os escombros com sua irmã mais velha no terremoto. Sendo menor, ela conseguiu encontrar uma passagem estreita para rastejar para fora.

Às 07h15, horário local, desta segunda-feira, a irmã mais velha foi libertada dos escombros depois que a equipe abriu ainda mais a passagem de resgate.

A equipe médica chinesa deu imediatamente a ela fluidos intravenosos e a envolveu em um cobertor térmico antes de transferi-la para uma maca.

“Levou três horas para tirá-la, em vez de duas, como esperávamos. Continuamos trabalhando à noite até tirá-la de madrugada. Ela só tem um corte em uma perna e seus sinais vitais estão muito bons e estáveis. Espero que nossa equipe continue a fazer mais para encontrar e salvar vidas”, expressou o vice-líder da equipe.


Socorristas salvam mulher presa em escombros durante 65 horas após terremoto. • Reprodução/Reuters

Outros dois sobreviventes foram resgatados pela Equipe de Busca e Resgate da China em Mandalay às 05h37 e 06h20, horário local, nesta segunda-feira, respectivamente.

Todos as pessoas foram enviadas ao hospital para tratamento.

Um total de 91 funcionários de cinco forças civis de resposta a emergências organizadas pelo Ministério de Gestão de Emergências da China chegaram a Mianmar e estão participando de operações de resgate.

Além disso, uma equipe de resgate da província de Yunnan, na China, salvou um idoso que estava preso por quase 40 horas sob os escombros de um hospital em Naipitau no domingo (30).

Também no domingo, membros da Equipe de Resgate Blue Sky da província de Hunan resgataram com sucesso um sobrevivente no Mandalay Buddhist Hall.

O número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,7 de sexta-feira (28) em Mianmar aumentou para 2.056, com aproximadamente 3.900 feridos e quase 270 desaparecidos, segundo a Equipe de Informações do Conselho de Administração Estatal do país na segunda-feira (31).

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Equipes chinesas resgatam quatro sobreviventes após terremoto em Mianmar no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.