BRB terá voto afirmativo em acordo de acionistas com Banco Master

O BRB terá voto afirmativo em acordo de acionistas com o Banco Master, informou o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, ao CNN Money nesta segunda-feira (31).

“O acordo de acionistas prevê um conjunto de matérias em que o BRB tem voto afirmativo, que é quase um direito de veto. Em questões como orçamento, planejamento estratégico, compra e venda de ativos, definição do apetite a risco da instituição e até nomeação dos executivos e conselheiros precisarão de um voto afirmativo do BRB”, disse.

Paulo Henrique Costa disse também que o BRB solicita ao Banco Central (BC) que a instituição passe a compor o grupo de controle do Banco Master.

Dessa forma, o BRB vai ter direito a metade das cadeiras, menos uma, em todos os órgãos de governança do Master, como Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e Conselho Fiscal.

“O pedido que estamos fazendo para o Banco Central é para a formação de um novo grupo de controle no Master. Ou seja, o BRB passa a ter um papel extremamente relevante na governança. Vamos ter metade, menos um, em todos os órgãos de governança da companhia”, disse.

Na última sexta-feira (28), o conselho de administração do BRB informou que aprovou um contrato de compra e venda de ações do Banco Master.

“Existe uma sinergia e uma complementaridade muito grande no portfólio de produtos, também na nossa rede de atuação. BRB tem uma rede essencialmente física de agências e o Master tem uma rede de correspondentes bancários”, afirmou.

Com isso, BRB vai adquirir 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e, consequentemente, 58% do capital total do Master, garantindo voto no conselho de administração.

“Havia necessidade de crescer em outras áreas para que a gente possa ser um banco completo. Precisávamos crescer em mercados de capitais, no atacado de médias e grandes empresas e nas operações de câmbio”, disse.

Durante a entrevista, Paulo Henrique Costa disse que houve um entendimento de que o mercado financeiro está cada vez mais competitivo e, consequentemente, há menos espaço para bancos de menor porte.

O presidente do BRB também acrescentou que nos últimos anos a instituição deixou de ser um banco regional com atuação apenas em Brasília, com foco em crédito consignado.

“Iniciamos uma jornada de crescimento de complementaridade do nosso portfólio e de busca ser o banco do principal de relacionamento com nossos clientes”, afirmou.

Atualmente, o BRB tem 9 milhões de clientes, R$ 71 bilhões em ativos e uma carteira de crédito de R$ 43 bilhões. De acordo com o presidente do banco, a operação com o Master tem a capacidade de se tornar o novo maior banco de carteira de crédito.

Donos de cartão de crédito poderão transferir faturas de bancos

Este conteúdo foi originalmente publicado em BRB terá voto afirmativo em acordo de acionistas com Banco Master no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.