‘Vale Tudo’: relembre atores da trama original que já morreram

Na noite desta segunda-feira, 31 de março, estreia na tela da Globo o remake de ‘Vale Tudo’, novela escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, que fez sucesso no final da década de 1980 e entrou para a galeria dos grandes títulos da teledramaturgia brasileira ao abordar temas como falta de ética, corrupção e inversão de valores. Desde que foi anunciada, a nova versão tem gerado burburinhos na mídia e despertado a ansiedade do público.

A história tem como foco o conflito entre mãe e filha, Raquel (Taís Araújo) e Maria de Fátima (Bella Campos). Enquanto a matriarca acredita ser possível crescer com honestidade no país, a jovem pensa justamente o contrário.

O embate entre elas mobiliza todos os núcleos da trama, provocando confrontos éticos, histórias de amor e o encontro de mundos diferentes que habitam uma mesma cidade, o Rio de Janeiro. A trama ainda conta com a icônica vilã Odete Roitman (Débora Bloch), que protagoniza um embate ético sobre ser ou não ser honesto.

Ao final, o trailer dá grande destaque para uma das maiores vilãs da teledramaturgia brasileira. A personagem de Débora Bloch desce de um helicóptero e diz: “Pode avisar que Odete Roitman chegou”.

O remake de Vale Tudo é uma novela escrita por Manuela Dias, com colaboração de Aline Maia, Claudia Gomes, Márcio Haiduck, Pedro Barros e Sérgio Marques. A direção artística é de Paulo Silvestrini, a direção geral é de Cristiano Marques, e a direção de Augusto Lana, Fábio Rodrigo, Isabella Teixeira, Matheus Senra e Thomaz Cividanes.

Bella Campos (Maria de Fátima), Taís Araújo (Raquel), Cauã Reymond (César), Paolla Oliveira (Heleninha) e Débora Bloch (Odete Roitman) são os grandes destaques da trama.

Quase 40 anos após a versão original da novela, alguns intérpretes dos personagens da versão de 1988 já faleceram. Ao todo, dez atores morreram. A reportagem de IstoÉ Gente relembra abaixo alguns deles. Confira!

Beatriz Segall

A atriz viveu a icônica Odete Roitman e morreu aos 92 anos, em setembro de 2018. Beatriz sofria com problemas respiratórios e complicações do Alzheimer. Seu último trabalho na televisão foi em Os Experientes, série de 2015.

Odete Roitman original: Relembre como foi a morte da atriz Beatriz Segall

Jairo Lourenço

Intérprete de Luciano na primeira versão de Vale Tudo, Jairo Lourenço faleceu aos 60 anos, após um acidente vascular cerebral (AVC) no dia 29 de novembro de 2021. Anteriormente, ele já havia sofrido outro AVC.

Morre Jairo Lourenço, o Luciano da novela 'Vale Tudo' | Famosos | gshow

Cláudio Correâ e Castro

O ator, que viveu Bartolomeu, morreu em 16 de agosto de 2005, aos 77 anos. Seu último papel na televisão foi na novela Senhora do Destino, em 2004. Ele também participou de sucessos como Tieta, Chocolate com Pimenta e O Crava e a Rosa.

O que aconteceu com Cláudio Corrêa e Castro? Ator está no ar em História de Amor e Tieta

Lourdes Mayer

Lourdes faleceu aos 78 anos, após complicações de um enfisema pulmonar, em julho de 1998. Ela interpretou Dona Pequenina, avó de Íris.

Quem já morreu do elenco original de 'Vale Tudo'? - Estadão

Pedro Paulo Rangel

O intérprete de Audálio faleceu em 21 de dezembro de 2022, aos 74 anos, por insuficiência respiratória. Pedro convivia com uma doença pulmonar crônica. Seu último trabalho em uma novela foi em Amor Eterno Amor, de 2012.

Pedro Paulo Rangel: quadro clínico do ator é delicado

Adriano Reys

Renato Filipelli em Vale Tudo, Adriano morreu aos 78 anos, em 2011, vítima de um câncer no fígado e no peritônio. O último papel do ator foi como Tonho, na novela Mutantes: Promessa de Amor.

Homenagem do dia: Adriano Reys

Fábio Junqueira

Fábio Junqueira, que interpretou Fred, faleceu em 2008, aos 52 anos, por um tumor no cérebro. Seu último trabalho na televisão foi em 2004, na novela Escrava Isaura.

Relembrando o breve Fábio Junqueira

Sérgio Mamberti

O intérprete do mordomo Eugênio faleceu aos 82 anos, em setembro de 2021. A morte ocorreu após uma internação por infecção pulmonar. Ele também interpretou Dr. Victor, da série infantil Castelo Rá-Tim-Bum.

Sérgio Mamberti sobre bissexualidade aos 82: 'Não adianta esconder' - 11/07/2021 - Celebridades - F5

Fernando Almeida

O ator morreu aos 29 anos, em 2004, após levar dois tiros na nuca em um ponto de ônibus na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Fernando interpretou Gildo na versão original da novela. Ele também encenou em Sinhá Moça e Malhação.

Pai do filho de Fontenelle e executado aos 28 anos: ex-ator mirim fez sucesso em novela resgatada no Globoplay

Sebastião Vasconcelos

Intérprete de Salvador, pai de Raquel, faleceu aos 86 anos, em 2013. O ator sofreu um choque séptico e uma parada cardiorrespiratória. Seu último trabalho na televisão foi em 2007, como Mauro em Caminhos do Coração.

Sebastião Vasconcelos: ator de Cabocla e Tieta definhou de tristeza

Assista ao trailer:

O enredo da novela

Na região do Sul do Brasil acontecem os primeiros capítulos da história de “Vale tudo”: a inescrupulosa Maria de Fátima, jovem que odeia ser pobre, vende a única propriedade da família e foge com todo o dinheiro para o Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar modelo. Sua mãe, Raquel, mulher de caráter reto, vai atrás dela. Na versão original, mãe e filha foram interpretadas, respectivamente, por Regina Duarte e Gloria Pires. No remake, Taís Araujo e Bella Campos estarão nos icônicos papéis.

Alto astral e batalhadora, Raquel foi criada com amor e atenção pelo pai Salvador (Antonio Pitanga), homem íntegro que honra cada dia trabalhado na alfândega brasileira no Paraguai. Tão correta quanto o pai, Raquel começa a trama como suplente de guia de turismo em um hotel simples da cidade.

Raquel tenta educar Maria de Fátima da forma mais ética possível. Mas a ambiciosa moça tem uma visão completamente oposta à da mãe sobre o caminho para se vencer na vida e não mede esforços para ascender socialmente.

Com um golpe que deixa a mãe para atrás sem explicações, Fátima se muda para a Cidade Maravilhosa em busca de dinheiro e fama, e acaba se aproximando novamente do pai, Rubinho (participação especial de Júlio Andrade no remake). Raquel também se muda, na esperança de reencontrar e resgatar a índole da filha, que acredita ter sido mal influenciada. E, lá, precisa lutar para sobreviver.

Vale Tudo

O que sabemos sobre o remake de ‘Vale Tudo’?

  • Em janeiro e fevereiro, os atores do folhetim realizaram várias viagens para as paradisíacas cidades da Costa Verde do estado, até alcançarem um total de 70 cenas.
  • Regina Duarte, que está afastada das novelas desde 2017, desejou sucesso para o remake, que será interpretado por Taís Araújo no papel icônico de Raquel Accioli, na Globo: “Gosto tanto de ‘Vale Tudo’ que desejo para esta [versão] um grande e monumental sucesso”, afirmou a artista em entrevista à Caras.
  • Na região central do Rio de Janeiro, vivem os Roitman, uma das famílias mais influentes e controversas de “Vale Tudo”. O centro da história é Odete Roitman (Débora Bloch), uma viúva implacável que não mede esforços para alcançar seus objetivos, não se importando se precisará usar métodos errados e cruéis.
  • Durante a coletiva de imprensa de lançamento, no dia 25 de fevereiro, a autora Manuela Dias afirmou que as cenas mais icônicas da novela original estarão de volta na nova versão.
  • A atriz Maria Padilha fará uma participação especial no aguardado remake, o que não acontecia desde a novela “A Regra do Jogo” (2015). Seu papel será o de Laurita Vargas, uma mulher rica que comemora seu aniversário em uma festa repleta de convidados da alta sociedade do Rio de Janeiro.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.