EUA: Avião e jato quase colidem em mesmo aeroporto de acidente em janeiro

Um acidente quase ocorreu entre um Airbus A319 da Delta Air Lines, que decolou do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, e um jato T-38 da Força Aérea dos Estados Unidos, frequentemente usado pelos militares para treinamento. Alarmes chegaram a soar na cabine do avião de passageiros, na sexta-feira (28).

O Delta 2983 estava partindo do Aeroporto Reagan por volta das 15h15 (horário local) e indo para o Aeroporto Internacional Minneapolis-St. Paul para um voo regular.

A Delta não identificou o outro jato envolvido, mas uma revisão dos dados de rastreamento do FlightRadar24 mostra um jato T-38 da Força Aérea voando além do avião da Delta e do aeroporto DCA a mais de 560 quilômetros por hora a 800 pés. O jato militar decolou e pousou na Base Aérea de Langley, em Hampton, Virgínia.

A CNN pediu comentários à Força Aérea.

A aeronave Delta foi liberada para decolar ao mesmo tempo em que quatro T-38 Talons da Força Aérea dos EUA estavam a caminho do Cemitério Nacional de Arlington para um sobrevoo, informou a Agência Federal de Aviação (FAA) em um comunicado.

A aeronave Delta recebeu um alerta a bordo de que outra aeronave estava próxima e os controladores de tráfego aéreo emitiram instruções corretivas para ambas as aeronaves, ainda segundo a agência.

A FAA e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) estão investigando o incidente. Um relatório preliminar do NTSB será emitido em 30 dias.

O quase acidente aconteceu ao sul do aeroporto de DCA, perto do local onde um jato regional da American Airlines e um helicóptero Black Hawk do Exército colidiram, matando 67 pessoas, em 29 de janeiro.

Em uma audiência do Congresso na quinta-feira (27), os senadores exigiram saber por que quase acidentes entre helicópteros militares e aviões de passageiros não foram verificados por tanto tempo no aeroporto.

O NTSB disse que os investigadores descobriram mais de 15 mil ocorrências de eventos de proximidade entre aviões comerciais e helicópteros entre 2021 e 2024, onde as aeronaves estavam a uma milha náutica, e 85 casos em que duas aeronaves estavam separadas por apenas 1,5 mil pés verticalmente e 200 pés lateralmente.

A FAA fechou uma rota de helicóptero pelo aeroporto e prometeu exigir que aeronaves militares perto do DCA voassem com equipamento específico de prevenção de colisões ligado.

Mas isso não foi o suficiente para evitar o quase acidente desta segunda, quando o avião da Delta estava decolando.

“Naquela partida havia uma aeronave real a cerca de 500 pés abaixo de nós quando saímos do DCA?”, o piloto da Delta perguntou aos controladores de tráfego aéreo.

“Delta 2983, afirmativo”, responde o controlador de partida.

O piloto também observou que recebeu um aviso na cabine, chamado de “aviso de resolução” do Sistema de Alerta de Tráfego e Prevenção de Colisões do avião. O sistema diz ao piloto o que fazer para evitar uma colisão.

“Nada é mais importante do que a segurança de nossos clientes e pessoas”, disse Morgan Durrant, porta-voz da Delta Air Lines. “É por isso que a tripulação de voo seguiu os procedimentos para manobrar a aeronave conforme as instruções.”

Dois pilotos, três comissários de bordo e 131 passageiros estavam a bordo da aeronave Delta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA: Avião e jato quase colidem em mesmo aeroporto de acidente em janeiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.