Groenlândia fortalece laços com a Dinamarca enquanto busca independência

A Groenlândia fortalecerá seus laços com a Dinamarca até que possa se tornar uma nação soberana, declarou o primeiro-ministro groenlandês à Reuters nesta segunda-feira (31), observando que o território dinamarquês semiautônomo quer, em última análise, se tornar independente.

Jens-Frederik Nielsen, 33, foi empossado como primeiro-ministro da Groenlândia na sexta-feira (28) e liderará um governo de coalizão de quatro partidos em meio aos desafios impostos pelas ambições do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de controlar a ilha.

“Estamos no Reino da Dinamarca agora e, enquanto estivermos nessa configuração, precisamos construir nosso relacionamento e nossa parceria para torná-la mais forte até o dia em que pudermos ser uma nação soberana”, disse Nielsen.

“Temos uma forte parceria com a Dinamarca e é isso que vamos desenvolver até o dia em que pudermos ser soberanos”, acrescentou.

Além disso, Nielsen afirmou que a Groenlândia quer uma parceria com os Estados Unidos baseada no respeito mútuo.

“A Groenlândia nunca fará parte da América“, declarou. “Queremos negociar. Queremos uma parceria forte em segurança nacional, é claro, mas queremos isso em respeito mútuo. Nunca estaremos à venda e nunca seremos americanos.”

Durante uma visita a uma base militar dos EUA no norte da Groenlândia na sexta-feira, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, acusou a Dinamarca – que controla a Groenlândia desde 1721 – de não fazer um bom trabalho em manter a ilha segura, e sugeriu que os Estados Unidos protegeriam melhor a ilha estrategicamente localizada.

“Não queremos ser americanos. Também não queremos ser dinamarqueses no futuro. Queremos ser independentes. Mas agora fazemos parte do Reino da Dinamarca e é assim que vai ser”, concluiu Nielsen.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Groenlândia fortalece laços com a Dinamarca enquanto busca independência no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.