Pupilo de Le Pen lidera corrida presidencial na França

PARIS, 1 ABR (ANSA) – O secretário do partido de extrema direita Reunião Nacional (RN), Jordan Bardella, pupilo de Marine Le Pen, lidera as pesquisas para o primeiro turno das eleições presidenciais da França em 2027.   

O político de apenas 29 anos seria o favorito para concorrer no lugar de Le Pen, que foi declarada inelegível até 2030 por conta de uma condenação por uso ilegal de recursos do Parlamento Europeu.   

Segundo levantamento da Harris Interactive para a rádio RTL, Bardella aparece com 36%, com 11 pontos de vantagem sobre o ex-premiê Édouard Philippe, com 25%.   

Em seguida aparece o expoente de esquerda Jean-Luc Mélenchon, com 13%. Todos os outros nomes têm até 5% das intenções de voto.   

O cenário considera Laurent Wauquiez como candidato do partido de centro-direita Os Republicanos, com 4%.   

Caso o atual ministro do Interior, Bruno Retailleau, concorra no lugar de Wauquiez, Bardella teria 35%, contra 23% de Philippe e 13% de Mélenchon. Já Retailleau teria 7%. O instituto não projetou cenários de segundo turno.   

Le Pen foi condenada na última segunda-feira (31) a quatro anos de prisão (dois com pena suspensa e dois com tornozeleira eletrônica) e cinco anos de inelegibilidade por peculato, acusada de desviar verbas do Parlamento Europeu para pagar funcionários do Reunião Nacional na França.   

O esquema teria provocado um prejuízo de 2,9 milhões de euros para o Europarlamento. A líder de extrema direita disse que o objetivo da sentença é tirá-la da corrida presidencial de 2027 e prometeu recorrer. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.