Nossa vivência nas farmácias de bairro até a compra de remédio em um clique

Por décadas, as farmácias de bairro foram o ponto de referência para a saúde da população. O vínculo entre farmacêuticos e clientes era essencial para garantir um atendimento personalizado e de confiança. Eu ainda me recordo do nome do farmacêutico perto da minha casa, no Grande ABC, o Toninho. Aliás, farmácia tinha o seu aroma característico que a gente sentia antes mesmo de colocar os pés dentro do estabelecimento. Cheiro de álcool? Talvez. No entanto, com o passar dos anos, das chegadas das redes, o avanço da tecnologia e a mudança nos hábitos de consumo, o setor cresceu e se reinventou. O cheiro da farmácia também não existe mais. E não parou mais. Podemos pedir um medicamento via aplicativo enquanto estamos em um shopping center e retirar minutos depois, sem pegar fila. Ou usar o mesmo aplicativo ou site e receber no conforto da residência.

Hoje, nós também não consumimos só medicamentos na farmácia. Compramos produtos de higiene e beleza, fórmula infantil. Vale lembrar que nos Estados Unidos, Walgreens e CVS são muito mais que farmácias. Por lá você compra de chocolate a brinquedos.  Aqui no Brasil, no corredor em direção ao caixa, sempre estamos de olho e comprando, muitas vezes, algo que nem planejamos levar para casa, como um filtro solar em oferta ou um pacote de sal de fruta anunciado no famoso “leve 6, pague 4”,

“Os hábitos de consumo também estão mudando. Os clientes buscam cada vez mais conveniência e rapidez na compra de medicamentos e produtos de saúde. Sem dúvida nenhuma, o consumidor busca praticidade. No mercado farmacêutico, o preço sempre terá um peso forte, então otimizar operações e disponibilizar ofertas vantajosas é essencial”, reforça gerente de marketing do Grupo SC, Henrique Mazza, que lança o “Farmácias Digitais,” iniciativa que busca conectar milhares de farmácias a uma gestão de negócios digital e estruturado.

O projeto visa integrar mais de 11 mil farmácias até 2025, criando um ecossistema que conecta estabelecimentos de todos os portes a soluções completas de e-commerce, marketplace, gestão e marketing, para que consumidores sejam alcançados em todo o país. A digitalização desse segmento vem em um momento de forte crescimento. Somente em 2023, o faturamento do setor farmacêutico avançou 12,7%, alcançando R$ 220,9 bilhões, segundo dados da IQVIA.

Mazza diz ainda que a transformação digital no varejo farmacêutico vai muito além de disponibilizar produtos online. O Farmácias Digitais aposta na integração entre o mundo físico e digital para oferecer mais praticidade aos consumidores. “A gente teve ali o fomento da pandemia, que já gerou essa alta da digitalização atrelada à conveniência. Então, queremos primeiro resolver essa questão, trazendo soluções completas para compor esse ecossistema”, explica ele.

As soluções incluem marketplace, e-commerce exclusivo para farmácias e uma plataforma omnichannel que conecta o atendimento físico e digital. “O consumidor pode escolher entre receber o pedido em casa com entrega rápida ou comprar online e retirar na loja. Esse é um perfil muito presente no Brasil, e não queremos que ele se perca”, complementa. Fazer uma compra e receber em cerca de 33 minutos já é possível, graças à inteligência de geolocalização que distribui os pedidos de forma mais eficiente. Já são 4.700 farmácias parceiras.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O Farmácias Digitais surge como uma ponte entre farmácias físicas e consumidores conectados, permitindo que os lojistas tenham seu próprio site e aplicativo, além de acesso a um marketplace de grande visibilidade. A transformação digital não se limita à vitrine online. A plataforma também oferece integração com sistemas de pagamento e campanhas promocionais personalizadas.

CURTAS

Ana Pauli Siebert e Braé juntas em cuidado capilar

A jornada de criação das linhas Blonde Oil e Intense Repair, da Braé, assinadas pela influenciadora Ana Paula Siebert, foi marcada por um mergulho profundo no universo da beleza e do cuidado capilar que levou um ano e três meses. Foi Ana Paula quem selecionou as fragrâncias que traduzissem a essência das linhas, adaptando-as para a categoria de haircare

“Acredito que o segredo para collabs de sucesso está em buscar parceiros que compartilhem uma visão semelhante, mas que, ao mesmo tempo, tragam uma nova perspectiva para agregar ao negócio. Nossa parceria com Ana Paula vem de anos, e identificamos a oportunidade de construir algo maior juntos” conta Renato Antunes, fundador e CEO da Braé. 

Fintech amplia acesso de mulheres à reprodução assistida

A Somos OVUM, iniciativa das especialistas em saúde reprodutiva Fernanda Robin, Monique Bonavita e Carolina Kimati, chega com a missão de incentivar o congelamento e a doação de óvulos por meio do acesso à informação e inovação, além de promover a conexão entre receptoras e doadoras. É dividida em três setores, sendo que o de congelamento de óvulos propõe ajudar mulheres adultas em idade reprodutiva, que desejam controlar seu próprio futuro reprodutivo, incluindo custos mais acessíveis em caso de compartilhamento dos óvulos congelados (doação parcial). 

Outro setor tem atuação centrada em mulheres de 18 a 30 anos dispostas a realizar doação de óvulos para o congelamento.  Já o “matching”  ajuda na fertilização assistida com óvulos doados por outras mulheres — oferecendo o maior banco de óvulos congelados de mulheres brasileiras e as técnicas e tecnologias modernas de forma humanizada, possibilitando assim o “match reprodutivo perfeito” o mais próximo possível do perfil desejado. 

Nova tendência da dermatologia valoriza a beleza na maturidade

Você já ouviu falar do Movimento Slow Aging? A nova tendência da dermatologia alia ciência, tecnologia de ponta e protocolos inovadores para valorizar o envelhecimento saudável e a beleza natural, sem transformações drásticas. Assim, vem conquistando cada vez mais adeptos. Um dos defensores da nova tendência é o dermatologista brasileiro Daniel Dziabas, conhecido por sua clientela estrelada formada por celebridades como Gisele Bündchen, Bruna Marquezine, Fernanda Motta e Mariana Rios. 

Recentemente, Daniel Dziabas acaba de ser eleito Dermatologista do Ano 2024/2025 pelo Corporate LiveWire, uma premiação britânica que reconhece a excelência, a inovação e o impacto de profissionais e organizações que redefinem padrões de atuação em seus setores.

Puravida lança plataforma de vídeos de saúde gratuita

A Puravida, marca de suplementos naturais, oferece cursos online sobre nutrição, saúde e bem-estar na plataforma Puravida PRIME, com acesso gratuito. A iniciativa oferece mais de 260 aulas, organizadas em mais de 70 cursos. Os conteúdos abordam temas essenciais e estão organizados em 15 trilhas de conhecimento, abrangendo temas como exercício físico, saúde da mulher, saúde do homem, sono, estresse e ansiedade, maternidade, emagrecimento saudável, entre outros. O endereço: http://www.puravidaprime.com.br/. 

Ansiedade representa 65% da procura por atendimento psicológico

Um levantamento exclusivo da Bradesco Saúde sobre saúde mental, com base na demanda de seus beneficiários pela plataforma Psicologia Viva, revelou que o transtorno de ansiedade generalizada corresponde a 38% dos usuários que buscam o atendimento psicológico. Outros 13% apresentam os transtornos ansiosos não especificados e os transtornos mistos — ansioso e depressivo — chegam a 12%. Esses números somam 63% dos beneficiários, confirmando o quanto o tratamento da saúde mental é essencial para combater a ansiedade e suas diferentes manifestações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.