Polícia investiga morte de defensora durante inserção de DIU em Roraima

A Polícia Civil de Roraima (PCRR) investiga a médica Mayra Suzanne Garcia Valladão pela morte da defensora pública Geana Aline de Souza Oliveira, de 39 anos, em Boa Vista. 

Geana faleceu no dia 25 de março por infecção generalizada, uma semana após passar por um procedimento de tentativa de inserção de um Dispositivo Intrauterino (DIU) realizado pela médica. 

A principal linha de investigação é a possível prática de homicídio culposo — quando não há intenção de matar. A polícia também apura se houve negligência, imperícia ou imprudência no procedimento.  

Na última sexta-feira (28), a PCRR acompanhou uma inspeção no consultório da médica, realizada pela Vigilância Sanitária Estadual e Municipal. A diligência foi coordenada pela delegada Jéssica Muniz, responsável pelo inquérito, com o objetivo de verificar as condições de biossegurança dos equipamentos utilizados no procedimento.

“As investigações e oitivas com as pessoas envolvidas estão em andamento, incluindo o interrogatório da médica responsável. No momento, aguardamos a conclusão do laudo pericial do material biológico da vítima, realizado pelo Instituto de Medicina Legal, para darmos continuidade aos trabalhos e encaminhar o caso ao Ministério Público e à Justiça”, afirmou a delegada.

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) também instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias da morte da defensora. A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde investiga se houve imperícia médica ou falha no atendimento hospitalar prestado à paciente.

O Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) abriu uma sindicância sobre o caso.

Posicionamento da médica

Em nota divulgada no dia da morte de Geana, a médica Mayra Suzanne Garcia Valladão classificou o caso como uma “fatalidade” e afirmou que “a fatalidade ocorrida com a paciente não tem relação com os atendimentos médicos realizados pela profissional”. Segundo ela, toda a assistência necessária foi prestada.

Nota da médica Mayra Suzanne Garcia Valladão via Instagram

MAYRA SUZANE, médica inscrita no CRM/RR 1921, pós graduada em ginecologia e obstetricia, por sua advogada, vem reafirmar seu compromisso com a verdade e cuidados médicos. E ao contrário do que está sendo veiculado, esclarece que a fatalidade ocorrida com a paciente Geana Aline não tem relação com os atendimentos médicos realizados pela profissional, pois prestou toda a assistência necessaria, conforme será devidamente comprovado no momento oportuno.

Neste momento de dor, a médica lamenta profundamente pelo falecimento da paciente e se solidariza com familiares e amigos de Geana Aline.”

Quem era Geana Aline de Souza Oliveira?

Geana tomou posse na Defensoria Pública de Roraima em 2017 e desde então dedicou sua carreira à execução penal. 

Era presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (ADPER) e ocupava o cargo de primeira secretária da ANADEP, sendo reconhecida pelo compromisso com o fortalecimento da Defensoria Pública e a luta por direitos humanos.


Geana Aline de Souza Oliveira, de 39 anos, faleceu no dia 25 de março por infecção generalizada, uma semana após passar por um procedimento de tentativa de inserção do DIU, em Boa Vista • Reprodução/ADPESE

A morte de Geana Aline causou grande comoção entre colegas e instituições ligadas à Defensoria Pública. Em notas de pesar, entidades como a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), a Defensoria Pública de São Paulo (DPE-SP) e a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) destacaram sua trajetória profissional e o impacto de sua atuação na defesa dos direitos dos mais vulneráveis.

“Roraima perde uma defensora incansável. Seu legado e exemplo permanecerão vivos em nossa memória”, lamentou a DPE-RR.

A investigação segue em andamento e aguarda a conclusão de laudos periciais para esclarecer os fatos.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia investiga morte de defensora durante inserção de DIU em Roraima no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.