É Tudo Verdade 2025: festival exibirá 85 documentários de 30 países

A 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários começa na quinta-feira (3) e reunirá 85 produções de 30 países diferentes. O evento vai até o dia 13 de abril e acontecerá simultaneamente em cinco salas de cinema de São Paulo e outras três do Rio de Janeiro.

O festival contará ainda com a pré-estreia de dois documentários nacionais que contam a vida de dois ícones brasileiros que já faleceram: Rita Lee e Marília Pêra. A primeira, eternizada em “Ritas”, de Oswaldo Santana, terá sua trajetória exibida nesta quarta-feira (2), às 20h30, na Cinemateca Brasileira, localizada na zona sul da capital paulista.

A cerimônia de premiação da edição deste ano acontecerá no dia 12 de abril, também na Cinemateca Brasileira. Os filmes premiados será reexibidos no dia 13 de abril – tanto em São Paulo, como no Rio de Janeiro.

O É Tudo Verdade é um dos caminhos importantes para a corrida do Oscar, já que os quatro documentários vencedores dos prêmios dos júris oficiais para Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Média-Metragens e de Curtas-Metragens conquistam o direito de serem apreciados à disputa da principal premiação do cinema mundial.

“O fato deste festival alcançar neste ano sua 30ª edição confirma antes de tudo nossa confiança inicial: o documentário estava a exigir uma janela anual específica no país que propiciasse o acesso do público das salas à excelência e à originalidade da produção não-ficcional brasileira e internacional”, avalia Amir Labaki, curador do festival.

A edição deste ano do festival será em homenagem à obra de Vladimir Carvalho, cineasta que faleceu em 2024. Serão exibidos, ao todo, nove longas-metragens realizados por ele em mais de cinquenta anos de carreira.

Veja abaixo os locais que compõem o circuito do É Tudo Verdade 2025

  • CineSesc
  • Cinemateca Brasileira (Salas Grande Otelo e Oscarito)
  • Instituto Moreira Salles/IMS Paulista
  • Centro Cultural São Paulo
  • Estação NET Botafogo
  • Estação NET Rio
  • Sala José Wilker, do recém-inaugurado CineCarioca

Relembre: Margareth Menezes se emociona ao saber da morte de Rita Lee

Documentário sobre luta indígena para preservar Amazônia ganha Emmy

Este conteúdo foi originalmente publicado em É Tudo Verdade 2025: festival exibirá 85 documentários de 30 países no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.