China volta a fazer exercícios militares ao redor de Taiwan

PEQUIM, 2 ABR (ANSA) – O Exército chinês anunciou nesta quarta-feira (2) novas manobras militares marítimas ao redor de Taiwan, que envolveram ataques de precisão e alvos simulando portos e instalações de energia, pelo segundo dia seguido.   

Os exercícios foram registrados na importante hidrovia do Estreito de Taiwan e visam “testar as capacidades das tropas”, declarou o coronel Shi Yi, porta-voz do Exército da China, em um comunicado. Segundo ele, as manobras focaram “principalmente em assuntos de treinamento como identificação e verificação, advertência e expulsão, e interceptação e detenção, em uma tentativa de testar as capacidades das tropas em controle regional, bloqueio conjunto e ataque de precisão”.   

Além disso, Shi Yi reforçou que as forças aéreas também fizeram treinamentos nas áreas próximas da ilha, com o objetivo de aperfeiçoar a coordenação entre embarcações e aeronaves.   

A operação foi batizada de Strait Thunder 2025A (Trovão do Estreito-2025A, em tradução livre) e teria sido deflagrada com munições reais de longo alcance. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.