Polícia prende quadrilha especializada em Fake News contra empresários

As investigações coordenadas pela Polícia Civil de São Paulo revelaram que a quadrilha criava perfis em redes sociais para disseminar notícias falsas contra empresários e pessoas conhecidas da sociedade de São José do Rio Preto e Fernandópolis, no interior paulista. Uma das páginas, com o nome de “Boca Glamour”, chantageava as vítimas dizendo que iria fazer a divulgação de fake news caso elas não pagassem.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Everson Contelli, da Delegacia Seccional de Fernandópolis, um empresário chegou a pagar cerca de R$ 15 mil para os criminosos em busca de evitar que a página publicasse sobre ele. “Muitas vezes, existiam informações que tinham fundo de verdade, mas o foco era chantagear as vítimas atacando a reputação delas. Após publicar uma primeira notícia inverídica ou de ódio, o grupo a procurava ou contatava seus familiares para exigir dinheiro para cessar as divulgações”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Após 10 meses de trabalhos investigativos, duas pessoas foram presas acusadas pelos ataques. Outro ponto da apuração da polícia descobriu que existiam até grupos, onde os golpistas criaram assinaturas para quem desejasse ter informações privilegiadas sobre as fofocas da cidade. Na maior parte das vezes, conforme a polícia, notícias inventadas sobre as pessoas. A Coluna não conseguiu contato com as defesas dos envolvidos. O espaço segue aberto para manifestação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.