Senador americano bate recorde ao discursar por 25h contra Trump

NOVA YORK, 2 ABR (ANSA) – Cory Booker, senador nos Estados Unidos, bateu o recorde na noite de terça-feira (1º) ao discursar no Congresso americano por mais de 25 horas seguidas.   

O democrata de 55 anos, que concentrou sua fala em ataques às políticas do governo de Donald Trump, superou o ex-governador da Carolina do Sul, o republicano Strom Thurmond, que em 1957 falou por 24 horas e 18 minutos contra a aprovação da Lei dos Direitos Civis.   

Primeiro senador negro pelo Estado de Nova Jersey, Booker discursou durante 25 horas e 5 minutos sem se alimentar ou ir ao banheiro, tendo tomado apenas alguns copos de água. Após ser avisado que tinha batido o recorde, sua voz seguiu firme, mas emocionada.   

Até então, “o discurso mais longo em nosso grande plenário do Senado foi de alguém que estava tentando impedir pessoas como eu de estarem no Senado”, disse o novo recordista, referindo-se a Thurmond.   

Booker iniciou a falar às 19 horas de segunda-feira (31) e encerrou às 20h05 de terça (1º), sempre no horário local.   

“Em apenas 71 dias, o presidente dos EUA causou tantos danos à segurança dos americanos, à estabilidade financeira, aos alicerces centrais da nossa democracia e até mesmo às nossas aspirações como povo”, disse o senador, que criticou os cortes em programas sociais, a redução de impostos aos mais ricos, além da possibilidade de anexação da Groenlândia e do Canadá ao território americano, sem se esquecer de criticar o bilionário Elon Musk, um dos principais apoiadores de Trump. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.