Wall Street Journal diz que Brasil poderá tirar proveito da guerra comercial – será?

Trump anuncia aumentar tarifas protecionistas contra qualquer país do mundo que tiver taxas superiores aos dos EUA. Se for concretizada, a medida poderá trazer mais inflação e perda de atividade econômica para vários países. O Brasil não está imune a esse processo, na medida em que Trump já anunciou tarifas para o aço e o alumínio. Futuramente, podemos ser taxados em outros bens, como aeronaves, motores e produtos do agronegócio.

Se há prejuízos prováveis para a economia brasileira, por outro lado, o país poderá aumentar o comércio e os investimentos com a China e a União Europeia – pelo menos essa é a visão de um artigo do renomado jornal americano especializado em economia e mercado financeiro, Wall Street Journal (WSJ). 

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O otimismo do jornal com o Brasil deve ser visto com cautela, pois temos incertezas fiscais, problemas de produtividade, gargalos de infraestrutura e insegurança jurídica. No mundo ideal, até poderíamos nos beneficiar do aumento da demanda de outros países por bens e capitais brasileiros, entretanto, há problemas estruturais no Brasil que nos impendem de tirar proveito da guerra comercial travada pelos EUA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.