Taiwan detecta 59 aviões e 23 navios de guerra chineses ao redor da ilha

O Ministério da Defesa de Taiwan detalhou nesta quinta-feira (3) um aumento na atividade das forças chinesas enquanto Pequim encerrava um segundo dia de exercícios militares, dizendo que havia detectado 59 aviões e 23 navios de guerra operando ao redor da ilha.

A China, que vê Taiwan democraticamente governada como seu próprio território, apesar das objeções do governo local, anunciou na quarta-feira (2) que seus exercícios Strait Thunder-2025A, que incluíam alguns exercícios de tiro real ao norte da ilha, haviam terminado.

A China afirmou que os exercícios foram uma resposta às suas visões como provocações do presidente de Taiwan, Lai Ching-te, que venceu a eleição no ano passado e que Pequim repudia como um “separatista”.

O Ministério da Defesa de Taiwan, em sua atualização matinal regular das atividades militares chinesas nas últimas 24 horas, relatou um aumento nos navios de guerra em comparação com seu relatório do dia anterior, embora uma queda no número de aviões de guerra.

Dezoito dos aviões de guerra cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan, que costumava servir como uma fronteira não oficial e que a China diz não reconhecer, disse o ministério em sua declaração.

O governo de Taiwan denunciou os exercícios e chamou a China de “encrenqueira”.

Os exercícios também atraíram preocupação dos Estados Unidos, Japão, União Europeia e Reino Unido.

A China encenou no ano passado duas rodadas de grandes jogos de guerra em torno de Taiwan.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Taiwan detecta 59 aviões e 23 navios de guerra chineses ao redor da ilha no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.