Genial/Quaest: vantagem de Lula diminui e petista enfrentaria segundo turno apertado

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, dia 3, mostra que a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diminuiu e que ele teria que enfrentar um segundo turno apertado em oito cenários diferentes com candidatos da direita.

O mais acirrado deles seria com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o levantamento, Lula teria 44% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente receberia 40% dos votos. Neste cenário, os indecisos somariam 3% e as pessoas que não votariam ou que votariam em branco ou nulo seriam 13%.

Em seguida aparece a possível disputa entre Lula e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). No cenário, ele teria 44% dos votos e ela apareceria com 38%. Em um cenário com os dois na disputa, os indecisos somariam 3% e as pessoas que não votariam ou que votariam em branco ou nulo seriam 15%.

Em um cenário com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula apareceria com 43% dos votos e Tarcísio com 37%. Na disputa com o governador de São Paulo, os indecisos seriam 4% e os que não votariam ou que votariam em branco ou nulo seriam 16%.

Com Ratinho Júnior (PSD), a disputa ficaria da seguinte forma: Lula teria 42% dos votos, Ratinho teria 35%, os indecisos somariam 4% e os que não votariam ou que votariam em branco ou nulo seriam 19%, de acordo com a pesquisa.

Em um possível segundo turno com o influenciador Pablo Marçal (PRTB), Lula teria 44% dos votos e Marçal, 35%. Os indecisos iriam somar 4% e os que não votariam ou que votariam em branco ou nulo somariam 17%.

Com Eduardo Bolsonaro (PL), a situação seria parecida: Lula teria 45%, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria 34% dos votos, os indecisos somariam 4% e os que não votariam ou que votariam em branco ou nulo somariam 17%.

Com Romeu Zema (Novo), o cenário ficaria 43% a 31%, com 5% de indecisos e 21% de pessoas que não iriam votar ou que escolheriam votar em branco ou nulo.

Em uma última possibilidade, foi testado um segundo turno de Lula contra Ronaldo Caiado (União). Neste cenário, Lula teria 44% dos votos e Caiado, 30%. Os indecisos somariam 4% e os que escolheriam não votar ou que votariam em branco ou nulo somariam 22%.

Para fazer o levantamento, foram ouvidos 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março deste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.