Passageiros pulam de ônibus em movimento para fugir de assalto no Rio

Passageiros viveram momentos de pânico na manhã desta quinta-feira (3) durante uma tentativa de assalto a um ônibus da linha 232 (Lins x Castelo), na zona Norte do Rio. O crime aconteceu por volta das 6h15, quando os criminosos abordaram o veículo. Enquanto o motorista era rendido, outro assaltante recolhia os pertences dos passageiros.

Em meio à confusão, algumas pessoas, em uma tentativa de escapar, chegaram a se jogar do ônibus ainda em movimento. A Polícia Militar também informou que os criminosos embarcaram no ônibus em São Cristóvão e anunciaram o assalto na altura da Praça da Bandeira, mas conseguiram escapar antes da chegada dos policiais.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e socorreram os feridos. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal Saúde (SMS), quatro vítimas deram entrada no Hospital Souza Aguiar. Uma delas está em estado grave, enquanto as outras três apresentam quadro de saúde estável.

O 6º Batalhão de Polícia Militar (Tijuca) acompanhou a ocorrência e registrou o caso na 18ª DP (São Cristóvão). A polícia segue investigando o caso para identificar os suspeitos.

O Rio Ônibus, em nota, repudiou mais esse episódio de violência e lamentou a recorrência dos assaltos em coletivos por toda a cidade e ressaltou que a insegurança enfrentada pela população não pode ser tratada apenas como estatística.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram o agravamento do problema: em 2023, foram registrados 4.645 casos de assaltos em coletivos no município do Rio de Janeiro, sendo 1.438 (31%) com letalidade violenta. Em 2024, o número subiu para 5.842 casos, com 1.369 (23%) resultando em mortes. Apenas em janeiro de 2025, já foram contabilizados 572 assaltos, dos quais 161 (28%) tiveram desfecho letal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Passageiros pulam de ônibus em movimento para fugir de assalto no Rio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.