Chefe da Otan diz que EUA continuam “totalmente comprometidos” com aliança

O Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, reiterou sua crença de que os EUA continuam comprometidos com a aliança.

“Não há planos de retirada ou algo assim. Sabemos que os EUA estão completamente comprometidos com a Otan“, disse Rutte a repórteres nesta quinta-feira (3) antes das reuniões com os ministros das Relações Exteriores da aliança.

Rutte observou que entende o desejo dos Estados Unidos de se concentrar em outras partes do mundo, incluindo o Indo-Pacífico. “Acho que é do nosso interesse que consigamos manter todo esse planeta estável”, afirmou.

 

Rutte também realizou uma entrevista coletiva conjunta em Bruxelas com o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, na qual o chefe da Otan elogiou os esforços dos EUA para chegar a um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

“Temos que garantir que, sempre que o cessar-fogo ou um acordo de paz for alcançado, ele seja duradouro”, afirmou. “Esta não é uma guerra regional, é um conflito global porque a Rússia está trabalhando junto com a Coreia do Norte, com a China, com o Irã”, acrescentou Rutte.

O presidente Donald Trump critica o papel dos EUA na aliança e recentemente lançou dúvidas sobre se ele defenderia os aliados da Otan “se eles não pagassem”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefe da Otan diz que EUA continuam “totalmente comprometidos” com aliança no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.