O Ceará enfrenta uma manhã marcada por chuvas intensas nesta sexta-feira (4), colocando mais de 130 municípios sob alerta de perigo potencial, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A madrugada também registrou fortes precipitações, resultando em inundações generalizadas em diversas regiões do estado.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para esta sexta-feira, especialmente na faixa litorânea, chuvas intermitentes ao longo do dia, com um aviso meteorológico indicando condições para acumulados mais expressivos entre a madrugada e a manhã.
Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em Caucaia, as ruas se transformaram em rios, deixando veículos ilhados. A água também invadiu diversas casas, causando danos a móveis e pertences.
Veja abaixo:
A Defesa Civil do Ceará emitiu um aviso de “Risco Médio” (laranja) para diversas regiões do estado, incluindo a RMF, com probabilidade de 41 a 70% de chuvas intensas até as 12h00 desta sexta-feira.
O órgão alertou para a possibilidade de ventos fortes e descargas elétricas, reforçando as orientações para que a população evite áreas alagadas, reduza a velocidade ao dirigir e tenha cuidado com raios e ventos fortes.
A lista de cidades sob “Aviso de Perigo Potencial” da Defesa Civil do Ceará inclui mais de 130 municípios, abrangendo toda a faixa litorânea e outras regiões do estado, como Acarape, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Quixadá, Sobral, Tianguá e Viçosa do Ceará.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas intensas causam inundações no Ceará; mais de 130 municípios em risco no site CNN Brasil.