A COP30 vai acontecer em novembro, em Belém, capital do Pará, e será a primeira Conferência das Partes realizada em uma floresta tropical. O fórum conta com representantes de mais de 190 países para fazer negociações climáticas. Como a ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse à CNN, “o mundo virá ao Brasil”. Mesmo assim, apenas metade dos brasileiros sabe que o país vai sediar a COP30.
Pensando em como o Brasil é visto pelas outras nações e pelo próprios brasileiros, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) encomendou um estudo identitário da Opinion Box.
Segundo o levantamento, dos 3.266 brasileiros ouvidos, apenas metade indica estar ciente sobre o fato da próxima edição da COP ser no Brasil. O conhecimento é maior entre homens (58%), pessoas da classe AB (58%) e moradores do Norte (69%). A margem de erro da pesquisa é de 1,7 ponto percentual. O intervalo de confiança é de 95%.
O estudo recomenda, então, “antecipar e intensificar os esforços de comunicação e construção de mensagens relacionadas à COP30, com ênfase especial em outras regiões para além do Norte, e nas classes CDE”.
Quando os entrevistados foram perguntados sobre lugares que representam o Brasil, a Amazônia aparece com destaque, sendo a resposta de 53% dos brasileiros. Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 36%, praias, com 33%, São Paulo, 30%, Pantanal, 22%, Brasília, 16%, cidades do interior, 15%, e outros, 2%.
Como o Brasil é visto por outras nações?
O estudo mostra que, considerando a associação de países com traços de personalidade, a principal forma do mundo olhar para o Brasil é pela diversão.
Além disso, 76% dos estrangeiros escolhem o Brasil para viajar pela Floresta Amazônica, que oferece uma mistura única de biodiversidade e aventura. Já 75% tem interesse em visitar o Brasil pelas atividades de preservação e conservação dos recursos naturais.
“O Brasil é como um amigo animado e divertido, capaz de levar você às melhores aventuras na natureza, entre praias e florestas. Amigo de fim de semana, mas raramente presente às segundas-feiras”, expõe o projeto.
O Brasil pelo olhar dos brasileiros
Segundo o estudo, 46% dos brasileiros classificaram o país como “doente, mas com potencial de cura”. Outros 34% consideram um país “saudável”, 20%, “muito doente”, e 3% “muito doente e sem nenhuma possibilidade de cura”.
Em outra pergunta, sobre sentimentos em relação ao Brasil, 45% dos entrevistados disseram sentir “esperança” em relação ao país. Outros 34% falaram em “frustração”, 25%, “tristeza”, 25%, “vergonha”, 12%, “orgulho”, 11%, “alegria”, e 7%, “indiferença”.
Por outro lado, 44% dos brasileiros enxergam o Brasil como um país trabalhador e desejam que justiça, eficiência e competência sejam características associadas ao país.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Apenas 50% dos brasileiros sabem que Brasil vai sediar a COP30, diz estudo no site CNN Brasil.