O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se manifestar sobre o cenário político para as eleições presidenciais de 2026. Cumprindo agenda em Curitiba (PR) nesta sexta-feira (4), o político foi questionado por jornalistas se o nome do governador do estado, Ratinho Jr. (PSD) seria um bom nome para se lançar ao Palácio do Planalto caso Bolsonaro não consiga concorrer ao pleito do próximo ano. Em resposta à imprensa, Bolsonaro elogiou Ratinho, mas disse que o assunto “não está em pauta”.
O ex-presidente está inelegível até 2030 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Isso não está na pauta. […] Sempre gostei dele [Ratinho Jr.]. Tivemos uma boa parceria no passado”, disse Bolsonaro sobre o governador.
De acordo com apuração da CNN, Ratinho Jr. deve oficializar sua pré-candidatura à Presidência da República ainda neste ano. Ele é o preferido do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para concorrer ao cargo.
Anistia
Nesta sexta, a jornalistas, Bolsonaro também comentou sobre o ato que realizará no próximo fim de semana, na Avenida Paulista, em São Paulo, em defesa da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Segundo o ex-presidente, a pauta, que considerou como “humanitária”, está “atrasada”.
“Acredito que teremos muita gente lá [no ato]. Essa anistia humanitária já está atrasada no meu entender”, disse.
A pauta da anistia está travada na Câmara dos Deputados. A oposição decidiu buscar o apoio individual dos deputados para o pedido de urgência do projeto. Antes, a estratégia era alcançar o apoio dos líderes partidários para assinar o requerimento de urgência.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Isso não está na pauta, diz Bolsonaro sobre apoiar Ratinho Jr. em 2026 no site CNN Brasil.