Esquema de coleta ilegal de biometria facial é deflagrado em SC

A Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville (DCE) deflagrou, nesta sexta-feira (4), uma operação policial que investigava a prática de estelionatos com o uso de reconhecimento facial fraudulento, em Santa Catarina.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Joinville (SC).

O esquema era organizado por um funcionário de uma empresa de telefonia. O suspeito simulava vendas regulares de linhas de celular aos clientes, para a obtenção ilícita de validações de biometria.

Com essas informações eram realizadas abertura de contas e a liberação de microcrédito simplificado em bancos digitais.

A fraude foi percebida pelas vítimas, após serem negativadas nos serviços de proteção ao crédito por instituições financeiras com as quais nunca mantiveram algum tipo de relação.

Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, estima-se que o golpe pode ter afetado mais de 50 pessoas físicas e jurídicas. Também foram relatadas mais de 1500 reclamações, referentes à consignados não contratados pelo órgão de proteção ao consumidor de Joinville, somente nos últimos 12 meses.

As equipes que operam no caso, realizaram uma fiscalização conjunta de lojas do mesmo segmento e vinculadas a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), para que crimes semelhantes não aconteçam.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Esquema de coleta ilegal de biometria facial é deflagrado em SC no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.