Walter Salles revela detalhes de documentário sobre Sócrates

Walter Salles, 68, confirmou que está trabalhando em um documentário sobre o ex-jogador Sócrates. Em workshop realizado no Doha Film Institute’s Qumra, no Catar, o cineasta brasileiro revelou mais detalhes sobre o projeto encomendado pelo Globoplay.

“Ele nasceu na Amazônia, no Pará, portanto, no início, trata-se de um filme sobre migração interna no Brasil”, disse Salles, segundo informações da Variety. “Depois se torna um projeto sobre futebol e, em seguida, mostra como ele percebeu que o futebol era um veículo extraordinário para a transformação política”.

Morto em 2011, Sócrates é lembrado por seus posicionamentos políticos e pela militância nos protestos das Diretas Já, nos anos 1980. Na conversa, o diretor descreveu o seu ofício como uma “ferramenta de resistência”. “Cinema é uma forma de construir memória e lutar contra o apagamento histórico”, disse ele.

Por fim, o diretor ainda falou sobre o impacto cultural de “Ainda Estou Aqui”. Segundo ele, o filme acabou sendo abraçado pelos mais jovens, mesmo contando uma história de uma época em que eles não haviam nascido (a ditadura militar, ocorrida de 1964 a 1985). “O filme se tornou a obra deles nas redes sociais”, finalizou Salles.

Conheça Walter Salles, diretor de “Ainda Estou Aqui”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Walter Salles revela detalhes de documentário sobre Sócrates no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.