
Município do Litoral Norte de São Paulo estava até o último sábado (5) com alerta alta para risco de alagamentos e deslizamentos; pessoas desalojadas na cidade seguem em abrigo. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) diminuiu de alto para moderado o alerta de risco em Ubatuba neste domingo (6). De acordo com o instituto, há chance moderada de deslizamentos na cidade.
Mapa do Cemaden
Reprodução/Cemaden
Até o último sábado (5), o alerta era classificado como alto e, além de deslizamento, incluía a possibilidade de alagamentos. Parte do município do Litoral Norte de São Paulo sofreu com a forte chuva que caiu sobre a cidade entre sexta-feira e sábado.
Na Vila Resende, região do bairro Taquaral, 21 pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para uma escola que foi improvisada como abrigo. Na manhã deste domingo (6), as famílias seguiam no abrigo. A Defesa Civil realiza vistoria nos imóveis antes de liberar o retorno. Não foi registrada nenhuma ocorrência na cidade na noite de sábado e início deste domingo.
Ubatuba é a cidade mais atingida pela chuva no litoral
Acumulado de chuva
A Defesa Civil informou na manhã deste domingo (6) o acumulado de chuva nas últimas 24 horas nas cidades do Litoral Norte de São Paulo. Confira abaixo:
Ubatuba (Ipiranguinha): 72mm
Ubatuba (Ubatumirim): 70mm
Ubatuba (Centro 2): 35mm
Caraguatatuba (Jardim Casa Branca2): 25mm
Ubatuba (Marafunda): 22mm
Ubatuba (Parque Dos Ministérios): 21mm
Ubatuba (Praia Do Lazaro): 21mm
Ubatuba (Praia Dura): 20mm
Caraguatatuba (Tabatinga): 16mm
Caraguatatuba (Massaguaçu): 16mm
Caraguatatuba (Massaguaçu2): 15mm
Ubatuba (Almada): 14mm
São Sebastião (Pauba): 14mm
Ubatuba (Lagoinha): 11mm
São Sebastião (Boicucanga2): 11mm
Caraguatatuba (Martim De Sá): 11mm
Chuva no Litoral Norte
A chuva que atingiu o Litoral Norte na noite desta sexta-feira (4) deixou 21 moradores de Ubatuba desalojados, além de gerar quedas de árvores e alagar algumas ruas da cidade. As pessoas desalojadas vivem na Vila Resende, na região do Taquaral, e foram resgatadas de bote pelo Corpo de Bombeiros após ficarem ilhadas. Elas foram encaminhadas para uma escola do município que serve de abrigo.
Moradores são retirados em botes
Divulgação/Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil, Ubatuba foi a cidade com maior volume de chuvas no estado nas últimas 24 horas, com 160 milímetros. Por causa da chuva, o fornecimento de água na cidade também foi afetado em algumas regiões. A previsão da Sabesp é que o fornecimento seja normalizado até o domingo (6).
Nas outras três cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião), houve registros de queda de árvores, alagamento de algumas ruas e interdição temporária de algumas vias. Não há registros de desalojados nos municípios.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina