A escola de samba carioca Paraíso do Tuiuti definiu o seu enredo para o Carnaval de 2026. No próximo ano, a agremiação de São Cristóvão levará “Lonã Ifá Lukumi” para a Marquês de Sapucaí, com a ideia de apresentar a vertente religiosa afro-cubana.
O título será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos. Em 2024, a amarela e azul finalizou a apuração com a 9ª classificação, após explorar a história de Xica Manicongo, primeira mulher trans do Brasil.
Ordem dos desfiles Carnaval 2026
O Rio Carnaval 2026 já tem data definida para a ordem dos desfiles na passarela do samba. Em conjunto com as agremiações, a Liesa anunciou que o sorteio acontecerá no dia 11 de abril, na Cidade do Samba.
Assim como na edição anterior, o evento será aberto ao público, de forma gratuita, bastando doar 1 kg de alimento não perecível.
De acordo com o regulamento oficial, três escolas já têm suas posições garantidas. São elas: Acadêmicos de Niterói (campeã da Série Ouro, que abrirá os desfiles no domingo), Mocidade Independente de Padre Miguel (11ª colocada no Grupo Especial em 2025, será a primeira a entrar na avenida na segunda-feira) e Paraíso do Tuiuti (10ª colocada, que dará início aos desfiles de terça-feira).
As demais agremiações sortearão suas posições, a partir de três grupos:
- Beija-Flor, Mangueira e Salgueiro
- Vila Isabel, Unidos da Tijuca e Portela
- Grande Rio, Viradouro e Imperatriz Leopoldinense
Carnaval no Rio: conheça os melhores camarotes na Sapucaí
Este conteúdo foi originalmente publicado em Carnaval 2026: Tuiuti define Lonã Ifá Lukumi como enredo no site CNN Brasil.