Tarifas de Trump podem atrasar transição verde, dizem especialistas

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas abrangentes aos parceiros comerciais pode atrapalhar o movimento global em direção à energia verde, que visa prevenir os piores impactos das mudanças climáticas.

As tarifas provavelmente tornarão as principais tecnologias verdes mais caras e também podem forçar os governos a desviar recursos do enfrentamento da crise climática para sustentar suas economias.

A China é a maior produtora mundial de muitos dos materiais que são cruciais para tecnologias de energia limpa. Entre outros, ela exporta grandes quantidades de lítio e baterias de lítio, bem como os materiais usados ​​para construir turbinas eólicas e painéis solares.

O grupo de estudos independente sobre mudanças climáticas E3G disse em um artigo de pesquisa que as tarifas aumentarão o custo de fabricação de tecnologias de baixo carbono e podem eventualmente resultar em preços mais altos para os consumidores — em um momento em que os preços estavam caindo, incentivando uma transição mais rápida.

As políticas climáticas já estão sendo alteradas por causa das tarifas.

Entenda

O governo do Reino Unido descartou na segunda-feira algumas metas de vendas de veículos elétricos, citando especificamente a “nova era de insegurança global” como um dos motivos.

Embora o governo tenha mantido o prazo de 2030 para interromper as vendas de novos carros a gasolina e diesel, ele deu às empresas mais flexibilidade até então e também cortou as multas para aqueles que não atingirem as metas.

Depois que o governo canadense cancelou o imposto sobre o carbono no mês passado, algumas províncias canadenses seguiram o exemplo e suspenderam outros impostos sobre o carbono, citando as tarifas dos EUA entre os motivos.

Para evitar o pior da crise climática, o mundo precisa fazer uma transição rápida para energia limpa. Com governos e empresas enfrentando pressões econômicas, recursos podem ser desviados de projetos verdes.

Isso provavelmente sairá pela culatra, pois não investir em corte de emissões agora tornará mais custoso lidar com as consequências no futuro.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas de Trump podem atrasar transição verde, dizem especialistas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.