O ministro das Cidades, Jader Filho, participou de evento junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nesta segunda-feira (7). Ao lado do anfitrião da cerimônia, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, o governista pediu moderação e diálogo entre situação e oposição.
O evento celebrou um acordo entre as gestões federal e estadual que viabilizou aporte de R$ 600 milhões do governo de São Paulo no programa Casa Paulista, que subsidia e financia moradias complementando o Minha Casa, Minha Vida. A fala de Jader se deu neste contexto.
“Quando chegamos ao governo, queríamos unir os programas habitacionais federais, estaduais e municipais. Assim, a gente potencializa a capacidade de as pessoas tomarem financiamento. Mas isso só é possível se houver diálogo, se a gente puder discutir entre campos opostos”, disse.
Jader ainda mencionou números do MCMV em São Paulo. Segundo o ministro, desde o início do governo Lula três a cada dez moradias financiadas pelo programa estão no estado: em números absolutos, 380 mil casas, de um total de 1,4 bilhões. Isso foi viabilizado por um investimento de R$ 73,5 bilhões em habitação.
Após a cerimônia, o ministro foi questionado em entrevista coletiva sobre se as críticas de Tarcísio ao governo federal em manifestação pró-Bolsonaro em São Paulo, no último domingo (6), geravam desconforto na gestão Lula.
“Acho que o evento de hoje mostra que o pacto federativo deve ser fortalecido cada vez mais. A orientação do governo Lula é trabalhar com estados e municípios. Essa é a maneira como o governo Lula trabalha”, respondeu.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ao lado de Tarcísio, ministro de Lula pede moderação e diálogo com oposição no site CNN Brasil.