A Região Sul deve registrar chuvas significativas após um final de semana com temperaturas baixas e recordes de frio em 2025. Um cavado meteorológico sobre os três estados intensificará as chuvas nos próximos dias. Nesta terça-feira (8), grande parte da região está sob alerta para temporais e volumes elevados de chuva.
Uma forte circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera, favorece a formação de nuvens carregadas, intensificando as chuvas. O mapa de risco desta terça-feira destaca áreas com previsão de tempestades. Nessas áreas, o risco é alto, requerendo atenção.
Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo as regiões Norte, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Vales e Sul Gaúcho, serão as áreas mais impactadas. No Paraná e demais áreas do Rio Grande do Sul, a chuva chega com intensidade moderada a forte ao longo do dia.
Acumulados de chuva
O Rio Grande do Sul deve registrar os maiores volumes de chuva entre os três estados da região Sul. As cidades com as maiores previsões de acumulados de chuva – em milímetros – para esta terça-feira são:
- Gramado-RS (48 mm)
- Caxias do Sul-RS (48 mm)
- Farroupilha-RS (48 mm)
- São Francisco de Paula-RS (47 mm)
- Canela-RS (46 mm)
- Nova Petrópolis-RS (46 mm)
- Bento Gonçalves-RS (45 mm)
- Alvorada-RS (43 mm)
- Flores da Cunha-RS (43 mm)
- Carlos Barbosa-RS (43 mm).
O frio intenso registrado no final de semana, com recordes de temperaturas baixas nos três estados, dará uma trégua com o retorno da chuva. Cidades registraram temperaturas abaixos dos 10ºC no último fim de semana. Destaque para Clevelândia (7,3°C), General Carneiro (7,2°C) e Novo Horizonte (7,4°C), no Paraná.
Em Santa Catarina, Lages (6,8°C), Campos Novos (5,8°C), Curitibanos (5,7°C) e São Joaquim (5,1°C) também tiveram temperaturas baixas. No Rio Grande do Sul, Alegrete (5,9°C), Vacaria (5,4°C), Dom Pedrito (4,9°C), Santana do Livramento (4,8°C), Bagé (4,5°C) e Quaraí (4,2°C) registraram as menores marcas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva forte chega nesta semana após frio recorde; veja onde no site CNN Brasil.