PEQUIM, 8 ABR (ANSA) – O Exército da Coreia do Sul anunciou nesta terça-feira (8) que suas tropas efetuaram disparos de advertência após cerca de 10 soldados norte-coreanos violarem brevemente a fronteira entre os países.
A informação foi divulgada pela agência de notícias Yonhap, com base no que foi relatado pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul. “Nossos militares transmitiram um aviso e dispararam tiros de advertência”, disse a nota, acrescentando que os soldados de Pyongyang “então se moveram para o Norte”.
Segundo os relatos, os militares norte-coreanos, aparentemente também armados, “cruzaram brevemente a fronteira” que divide a península, por volta das 17h (horário local).
O grupo norte-coreano cruzou a linha de demarcação militar dentro da zona desmilitarizada que separa as duas Coreias em uma área da linha de frente oriental.
“Nosso exército está monitorando de perto a atividade militar do Norte e está tomando as medidas necessárias de acordo com os procedimentos operacionais”, acrescentou o Comando no comunicado.
O episódio, o primeiro do gênero registrado dentro da zona desmilitarizada depois de um semelhante em junho de 2024, ocorre em um momento de relações muito tensas entre as duas Coreias.
Recentemente, Pyongyang testou mísseis ou fez outras provocações em datas próximas a acontecimentos importantes na Coreia do Sul, além de ter ordenado uma série de incursões fronteiriças no ano passado. (ANSA).