Filha de Virginia Fonseca contrai conjuntivite; médica orienta sobre cuidados

Na manhã de segunda-feira, 7, a influenciadora Virginia Fonseca, de 26 anos, chamou a atenção dos seguidores ao mostrar a filha do meio, Maria Flor, de apenas 2 aninhos, com os olhos vermelhos e inchados. A pequena Floflô, como é carinhosamente chamada, apareceu nos stories da mamãe coruja durante uma brincadeira, mas logo veio a explicação: “Tadinha, gente, está com conjuntivite”, escreveu Virgínia na legenda.

Além de Maria Flor, a apresentadora do SBT também é mãe de Maria Alice, de 3 anos, e José Leonardo, de seis meses, todos os filhos frutos do casamento com o cantor Zé Felipe.

Segundo o Ministério da Saúde, conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras.Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

A conjuntivite é um problema comum entre as crianças, mas que merece atenção. Segundo a oftalmopediatra Isabela Porto, do CBV-Hospital de Olhos, o quadro pode parecer simples, mas não deve ser subestimado. “A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, essa membraninha que cobre a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias, e os sintomas mais frequentes são vermelhidão, coceira, inchaço nas pálpebras, lacrimejamento e secreção”, explica a médica à reportagem de IstoÉ Gente.

Isabela reforça que o diagnóstico deve sempre ser feito por um especialista. “Muita gente tenta tratar por conta própria, mas só o exame clínico é capaz de identificar a causa exata e orientar o tratamento correto. Pode ser necessário o uso de colírios antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatórios ou, em alguns casos, apenas cuidados com a higiene”, completa.

Além disso, a médica alerta para o risco de contágio. “A conjuntivite, especialmente a viral, é altamente contagiosa — ainda mais entre os pequenos. Então, é essencial redobrar os cuidados com a higiene: lavar bem as mãos, evitar o compartilhamento de toalhas e travesseiros, trocar fronhas com frequência e manter a criança afastada de ambientes coletivos até a recuperação completa”, orienta Isabela Porto.

Tipos de conjuntivite

Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois. Pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc).

A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.