Carla Prata revela diagnóstico de doença rara e incurável: ‘Falar não é fácil’

Carla Prata, 43 anos, usou suas redes sociais nesta terça-feira, 7, para revelar que sofre de Miastenia Gravis (MG), uma doença autoimune rara e incurável que causa fraqueza muscular.

Em um vídeo publicado em seu perfil do Instagram, a apresentadora explicou mais sobre a condição e sobre como é viver com o diagnóstico.

+Fefito deixa a RedeTV! supostamente por desentendimentos com Nelson Rubens
+Leo Dias recebe alta após internação em UTI com pneumonia e agradece à sua médica

“Essa é uma doença que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza muscular – principalmente nos olhos, rosto, boca, músculos da deglutição e até mesmo na respiração. Falar sobre isso não é fácil, mas sinto que é necessário. Porque sei que tem muita gente por aí passando por isso em silêncio, se sentindo sozinha, sem respostas. E se eu puder ser um ponto de apoio, informação e de acolhimento… Já vai ter valido a pena”, disse.

Ela explicou que pretende trazer mais vídeos sobre o assunto e que é possível viver uma vida normal mesmo nos dias difíceis da doença.

“A MG é uma doença rara, autoimune, neuromuscular, que deixa a pessoa muito fraca, muito cansada, porque ela afeta os receptores de acetilcolina. E se a acetilcolina não entra no músculo, ele não faz a contração e não tem força, por exemplo, para piscar, para falar, para fazer nada.”

A repórter finalizou o discurso dizendo que a doença pode ser classificada em três tipos: a ocular, que afeta principalmente a musculatura dos olhos e da deglutição, a generalizada, que gera cansaço extremo e afeta os braços e pernas, e a crise miastênica, que enfraquece os pulmões, dificultando a respiração.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Carla Prata (@carlaprata)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.