Interino do Botafogo, Caçapa tem forte ligação com o futebol mineiro

Após a saída de Luís Castro para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, o Botafogo anunciou que o ex-zagueiro Cláudio Caçapa será o técnico interino da equipe que lidera o Brasileirão.
Estreante no clássico deste domingo (2), contra o Vasco, Caçapa era assistente técnico no Lyon, clube do mesmo grupo de John Textor, e tem uma forte ligação com o futebol mineiro.
O ex-zagueiro é natural de Lavras (a 237 km da Belo Horizonte) e tem passagem pelos dois maiores clubes de Minas: após começar sua carreira no Atlético-MG como destaque vindo da base, a primeira equipe dele na volta ao Brasil foi o Cruzeiro.

Atlético-MG

Revelado nas categorias de base do Atlético-MG, Cláudio Caçapa chegou ao profissional em 1997, participando de boa parte do Campeonato Mineiro daquele ano. No ano seguinte, o zagueiro começou a se tornar mais importante para o Galo, atuando mais durante o Brasileirão e ajudando na campanha até a semifinal da Conmebol.
O zagueiro passou a ser titular indiscutível em 1999, quando o Galo foi campeão mineiro e foi vice-campeão do Brasileirão, perdendo a final para o Corinthians. Foram 55 jogos e um gol em todas as competições.
No ano seguinte, Caçapa foi titular garantido e passou da marca de 50 jogos novamente, ajudando o Galo a ser bicampeão mineiro e participando das campanhas que chegaram até as quartas de final da Copa Libertadores e as semifinais da Copa Mercosul.
Em maio de 2021, o zagueiro foi emprestado ao Lyon, da França, com opção de compra. Após ir muito bem pela equipe francesa na sua primeira temporada, o jogador foi adquirido por € 6,2 milhões (cerca de R$ 12,4 milhões na cotação da época.
Cruzeiro
Após grande sucesso no Lyon e uma curta passagem pelo Newcastle (ING), Caçapa voltou ao Brasil em agosto de 2009 e acabou fechando com o maior rival do Galo, o Cruzeiro.
A passagem do zagueiro pela Raposa foi bem curta, com apenas 35 jogos, mas ele foi titular em boa parte da temporada de 2010 antes de uma lesão que encerrou seu ano.
Ele foi dispensado em janeiro de 2011, cinco meses antes do encerramento do contrato com o Cruzeiro. Na oportunidade, o clube afirmou que ofereceu a rescisão ao zagueiro para tentar renovar o elenco.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.