Uma megaoperação coordenada pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, nesta terça-feira (8), 29 pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraudes que desviou mais de R$ 3 milhões de contas bancárias de cinco prefeituras do interior do estado.
A ação, que contou com o apoio das polícias civis locais, foi realizada simultaneamente em nove estados e no Distrito Federal. Ao todo, foram cumpridos 43 mandados de prisão temporária e 36 de busca e apreensão nos estados do Ceará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Goiás, Piauí, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará e no Distrito Federal.
As investigações, iniciadas em 2023, apuram desvios de recursos públicos das prefeituras de Doutor Camargo, Iporã, São Manoel do Paraná, Roncador e Paranapoema.
Segundo o delegado Gustavo Mendes Marques de Brito, responsável pela operação, os criminosos se passavam por representantes de empresas ligadas a instituições bancárias para enganar os responsáveis financeiros das prefeituras.
“Eles solicitavam atualização de dados para que os pagamentos do município pudessem ser realizados. De posse dessas informações, conseguiam acessar as contas bancárias e realizar transferências ilícitas”, explicou o delegado.
A Polícia Civil já identificou 38 beneficiários diretos das transações fraudulentas — a maioria localizada nos estados do Ceará e de São Paulo. Durante a operação, foram apreendidos cartões bancários, celulares, documentos e outros materiais que agora serão analisados para aprofundar as investigações.
Segundo a PCPR, a quadrilha utilizava engenharia social, uma técnica que explora aspectos psicológicos das vítimas para obter dados confidenciais e facilitar os crimes. Não há, até o momento, indícios de envolvimento de servidores públicos das prefeituras nos desvios.
“A operação ainda deve ter uma segunda e até terceira fase, com base nas diligências que ainda serão realizadas a partir da análise dos documentos, aparelhos celulares e computadores apreendidos”, completou o delegado Brito.
As investigações continuam, e a expectativa da polícia é de que novos mandados sejam expedidos nos próximos meses.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Civil prende suspeitos por fraude em contas de prefeituras no PR no site CNN Brasil.