O Brasil vai voltar a exigir a partir da meia-noite desta quinta-feira (10) que estrangeiros vindos do Canadá, Estados Unidos e Austrália apresentem visto de turismo para entrar no país.
A decisão do governo brasileiro foi tomada em maio de 2023. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, tratou-se de uma disposição ao princípio da reciprocidade.
O governo afirma que a medida ocorre porque nos três países citados não há isenção de vistos aos nacionais brasileiros e “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declara que segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com os países mencionados.
Nas redes sociais, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que a pasta segue tratando com os EUA a isenção da exigência de visto para brasileiros.
No ano passado, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 vindos do Canadá, e 52.888 turistas da Austrália. Os dados são do painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil da Embratur.
*Sob supervisão de Douglas Porto
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil volta a exigir visto de cidadãos dos EUA, Canadá e Austrália no site CNN Brasil.