Trump diz que anunciou pausa em tarifas porque pessoas estavam “agitadas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN Internacional que decidiu instituir uma pausa de 90 dias nas novas tarifas recíprocas porque achava que “as pessoas estavam se descontrolando um pouco. Estavam ficando agitadas”, após o anúncio das tarifas na semana passada.

“O que estava acontecendo conosco em termos de comércio, não apenas com, sabe, se analisarmos bem, não apenas com a China, mas a China foi de longe o maior abusador da história, e outros também – mas alguém tinha fazer isso. Alguém tinha de parar [isso] porque não era sustentável”, disse Trump na Casa Branca.

Trump ainda destacou a iniciativa para negociar por parte dos países afetados pelas tarifas.

“Todos eles querem fazer um acordo – alguém tinha de fazer o que nós fizemos, e eu fiz uma pausa de 90 dias para as pessoas que não retaliaram, porque lhes disseram: ‘Se vocês retaliarem, nós duplicamos o preço’”, disse.

“E foi isso que fiz com a China, porque eles retaliaram, por isso vamos ver como tudo vai correr bem. Acho que vai resultar muito bem.”

No entanto, pressionado sobre a sua reviravolta na suspensão das tarifas, Trump disse à CNN Internacional: “É preciso ter flexibilidade”, reconhecendo que a sua equipe estava monitorando os mercados em busca de reações.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, tentou anteriormente classificar a decisão de Trump como parte de um plano mestre de longa data para encorajar as nações a negociar, e não uma aplicação aleatória que abalou a economia global.

“Isso foi motivado pela estratégia do presidente. Ele e eu tivemos uma longa conversa no domingo [6], e essa foi a sua estratégia o tempo todo”, disse.

Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que anunciou pausa em tarifas porque pessoas estavam “agitadas” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.