Deputados republicanos dos EUA aprovaram hoje um projeto de lei para acabar com a autoridade dos juízes de tribunais federais de emitir ordens que se estendam além das partes de um caso.
O movimento é uma resposta dos republicanos da Câmara que acreditam que juízes federais são “bloqueadores da agenda do presidente Donald Trump“.
O projeto foi aprovado por 219 votos a 213. O representante republicano Mike Turner, de Ohio, foi o único membro do partido a votar contra.
Trump e seu aliado Elon Musk têm pressionado publicamente os legisladores republicanos para ir mais longe e destituir juízes federais que impedem a administração, um apelo que vários integrantes da ala mais radical conservadora do partido Republicano abraçaram, apresentando resoluções de impeachment na Câmara.
No entanto, a liderança republicana da Câmara sinalizou que não têm os votos necessários para aprovar o esforço e estão buscando outras alternativas. Esta legislação, liderada pelo republicano Darrell Issa, da Califórnia, foi uma dessas alternativas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA: Deputados republicanos aprovam projeto de lei que mira juízes federais no site CNN Brasil.