Viva Maria ecoa campanha Brasil indígena, Terra demarcada

Baixar


Olá, que bom estarmos mais uma vez na companhia dos nossos parentes ao som dos cantos e encantos do Acampamento Terra Livre – ATL 2025, que ontem lançou uma campanha que merece ganhar o mundo: “Brasil indígena, Terra demarcada!”

Lançada no início da tarde em Brasília, essa produção audiovisual vem sendo abraçada por vários artistas da cena brasileira. A ideia é sensibilizar a sociedade sobre a importância dos povos indígenas e de suas terras para a preservação das florestas e o enfrentamento à crise climática.

Para isso, artistas cederam gratuitamente suas imagens e vozes, participando de vídeos que, apoiados em dados concretos, destacam o papel essencial das Terras Indígenas na proteção ambiental.

Erisvan Guajajara, ativista e defensor dos direitos indígenas, comentou sobre o conteúdo e os objetivos da campanha. Segundo ele, a adesão de nomes conhecidos fortalece a visibilidade da luta pela demarcação.

Entre os artistas que emprestaram sua voz à campanha está a cantora Anitta. Em seu depoimento, ela lembra:

“Você já deve saber que as florestas regulam nosso clima. E sabe quem protege essas florestas há milhares de anos, prestando serviços ao país inteiro e sustentando parte importante da economia? São os povos indígenas. Brasileiros como eu e você. Suas terras estão ameaçadas… Não podemos deixar que sejam destruídas. Se isso acontecer, a situação vai piorar de vez!”

E é neste espírito de resistência e cuidado que essa campanha nos convida a olhar com mais atenção para as vozes que brotam da terra. Nesta semana, tem Acampamento Terra Livre (ATL). Milhares de indígenas estão em Brasília para dizer que querem continuar existindo e protegendo esses territórios, para eles e para nós. Eles pedem, e eu também: Demarcação Já!

Brasília (DF), 11/03/2025 - Arte Banner Viva Maria. Arte/Agência Brasil

© Arte/Agência Brasil

Direitos Humanos Artistas se unem em defesa das Terras Indígenas no ATL Brasília 10/04/2025 – 07:19 Viva Maria Viva Maria quinta-feira, 10 Abril, 2025 – 07:19 9:03

Adicionar aos favoritos o Link permanente.