Grupo suspeito de usar uniformes da polícia para cometer crimes é alvo de operação em Curitiba e região metropolitana


Além da capital, ação ocorre Colombo e Almirante Tamandaré, na manhã desta quinta-feira (10). Grupo suspeito de usar uniformes da polícia para cometer crimes é alvo de operação em Curitiba e região metropolitana
PCPR
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), uma operação contra um grupo suspeito de se passar por policiais para praticar crimes. As ações acontecem em Curitiba, Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Os homens também são suspeitos de homicídios registrados em Curitiba, segundo a polícia.
Ainda conforme a corporação, os suspeitos usavam roupas que simulavam as fardas policiais, além de balaclavas e armamentos. Em alguns casos, os investigados também sequestravam, agrediam e torturavam as vítimas antes de matá-las.
As equipes cumprem 14 mandados judiciais, sendo 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária.
Ao todo, 80 policiais civis atuam na operação, com apoio de helicóptero e cães farejadores.
Investigações
Conforme a polícia, a investigação começou há dois anos e identificou a atuação do grupo criminoso em uma série de assassinatos que ocorreram na região do bairro Abranches, em Curitiba, entre 2022 e 2025.
Além disso, um crime registrado em janeiro de 2022, em um lava-car na Rodovia dos Minérios, onde quatro homens encapuzados e vestidos como policiais desceram de um veículo e efetuaram diversos disparos contra duas vítimas, está atribuído ao grupo.
“Outro caso ocorreu em maio de 2023, quando um homem de 32 anos foi perseguido e morto com mais de 40 tiros por três suspeitos armados. Já em outubro de 2024, outro assassinato foi registrado no mesmo bairro: a vítima foi executada com mais de 10 disparos enquanto estava sentada em frente a um supermercado”, explicou a polícia.
O crime mais recente foi em 8 de março deste ano. Um homem que caminhava pela rua foi morto a tiros por um indivíduo que fugiu logo após o ataque.
LEIA TAMBÉM:
Decisão: STJ anula provas usadas em investigações contra médica acusada de antecipar mortes em UTI de Curitiba
Vídeo: Motorista foge da PRF e tomba carro com quase 700 kg de maconha em rodovia
Denúncia: Fisioterapeuta é preso em Curitiba por falsificar medicamentos e por exercício ilegal da medicina
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.