O monumento do Cristo Redentor foi usado pelo Mushuc Runa, do Equador, para provocar o Cruzeiro após a derrota pela Copa Sul-Americana.
Apesar do símbolo estar na capital fluminense, a vitória do time estrangeiro por 2 a 1 aconteceu em Belo Horizonte, no Mineirão e casa da Raposa, a mais de 440 quilômetros de distância.
Em uma foto publicada nas redes sociais do clube, o Cristo está usando um poncho, roupa típica de populações indígenas e moradores dos Andes. O mesmo poncho, inclusive, está no escudo do clube equatoriano.
O Cruzeiro também perdeu o primeiro jogo para o Unión Santa Fé, por 1 a 0. Assim, o clube mineiro é o lanterna do grupo E.
¡Brasil nos vio triunfar! #MushucRunaSportingClub #IndígenasHaciendoHistoria pic.twitter.com/tcwwhwyfN7— Mushuc Runa Sporting Club (@ClubMushucRuna1) April 10, 2025
“Indígenas fazendo história”
O clube equatoriano foi criado em 2003, mesmo ano em que a Raposa recebeu a Tríplice Coroa, pois o time foi campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil.
Na publicação, eles escrevem “Indígenas fazendo história”, pois o Mushuc tem origem em uma cooperativa de crédito ao povo indígena e fica na cidade de Ambato. O nome do time significa “homem novo” em quíchua.
Em 2018, o clube foi campeão da divisão nacional de acesso. Em 2019 e 2022 o time equatoriano participou da Copa Sul-Americana.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Após vitória em Minas, Mushuc Runa provoca Cruzeiro com Cristo Redentor no site CNN Brasil.