RAVENNA, 10 ABR (ANSA) – O rei Charles III e a rainha consorte Camilla visitaram nesta quinta-feira (10) o túmulo do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), em Ravenna, no último dia de sua viagem de Estado à Itália.
O soberano britânico foi aplaudido por uma multidão alegre de moradores locais e turistas na Piazza San Francesco e apertou a mão de muitos deles.
Além disso, diversas autoridades italianas, incluindo o governador da Emilia-Romagna, Michele de Pascale, receberam o casal real ao som dos hinos nacionais de Itália e Reino Unido.
Um grupo de crianças do ensino fundamental e a atriz italiana Ermanna Montanari realizaram recitais da “Divina Comédia”, obra-prima de Alighieri, antes de Charles e Camilla entrarem no monumento onde fica o túmulo do poeta.
A visita ocorre um dia após o rei tornar-se o primeiro monarca britânico a fazer um discurso no Parlamento do país, onde falou em italiano e brincou que esperava não estar “estragando tanto a língua de Dante a ponto de não ser mais convidado para a Itália”.
Nascido em Florença em 1265, o poeta, filósofo e pensador político é uma das figuras culturais mais amadas da Itália no exterior e considerado um dos pais do idioma italiano.
Autor da “Divina Comédia”, o poema em que narra sua jornada pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso, primeiro acompanhado do poeta Virgílio e depois pela musa Beatrice, ou Beatriz, Dante faleceu na madrugada entre 13 e 14 de setembro de 1321, em Ravenna, onde está sepultado.
Na “cidade de Dante”, Charles e Camilla também participaram de uma recepção na prefeitura, junto com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, que marcou o 80º aniversário da libertação da província da ocupação nazista pelas Forças Aliadas, após concluírem visitas separadas – ele à Basílica de San Vitale e ao Mausoléu de Gala Placídia, e ela ao Palazzo Guiccioli, sede do Museu Byron, recentemente inaugurado e dedicada à vida e obra do famoso poeta britânico. (ANSA).