Glauber toma isotônico e ouve NXZero para “manter tranquilidade”, diz PSOL

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que anunciou uma greve de fome em protesto contra o pedido de cassação de seu mandato, tem ingerido apenas água e isotônico desde quinta-feira (9), segundo sua equipe.

Além disso, de acordo com o PSOL, o deputado está tomando banho na própria Câmara dos Deputados e tem escutado músicas da banda NX Zero para “manter a tranquilidade”.

Na quarta-feira (9), o Conselho de Ética da Casa aprovou por 13 votos a cinco o parecer que pede a cassação do deputado por quebra de decoro parlamentar.

Em protesto contra o resultado, o deputado afirmou que permanecerá nas dependências da Câmara dos Deputados até que o processo seja finalizado. Glauber também prometeu seguir uma greve de fome.

“Glauber está há mais de 30 horas sem comer e sem sair da Câmara dos Deputados. O parlamentar dormiu no chão do Plenário 5, onde foi realizada a reunião do Conselho de Ética. Glauber vai permanecer no local nesta quinta-feira (10), onde também irá dormir”, informou o PSOL em nota.

Segundo a legenda, o deputado está recebendo acompanhamento médico e está com 91,7 quilos. “O apoio de todos tem sido fundamental para o sustento da defesa de Glauber. A família do parlamentar está acompanhando de perto a situação. Glauber tem mantido a tranquilidade ouvindo música. Entre as preferidas está a banda NX Zero”, informou a sigla.

O partido considera o processo no Conselho de Ética uma “articulação golpista”. O deputado afirma que o resultado é resultado de uma retaliação do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra as denúncias feitas por ele contra o chamado orçamento secreto.

Próximos passos

O deputado poderá recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Se a CCJ rejeitar o recurso, o processo será encaminhado para o plenário, onde a cassação deverá receber ao menos 257 votos para ser aprovada.

Glauber é acusado de empurrar e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional durante uma confusão em 2024. Na ocasião, o parlamentar chegou a chutar o homem.

Na última semana, o relator do processo no Conselho de Ética, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), leu o parecer que pede a cassação de Glauber. No relatório, Magalhães afirma que Glauber “extrapolou dos direitos inerentes ao mandato, abusando, assim, das prerrogativas que possui”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Glauber toma isotônico e ouve NXZero para “manter tranquilidade”, diz PSOL no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.