Porto Velho decreta situação de emergência por cheia do rio Madeira

A Prefeitura de Porto Velho decretou hoje, quinta-feira (10), emergência devido à cheia do rio Madeira. A ação veio após a chuva se intensificar desde o início de abril. A previsão é de que o rio atinja a sua cota de inundação, de 17 metros.

Segundo o decreto, todos os órgãos e entidades da administração pública do município deverão atuar sob a coordenação da Defesa Civil com rápida resposta ao desastre, ajuda humanitária e reabilitação do cenário. A ação permite a entrada forçada em imóveis em risco, o uso de propriedades particulares em casos de perigo público e a convocação de voluntários.

O documento, com validade de 180 dias, foi declarada pelo Poder Público depois da condição anormal provocada pela cheia, afetando quase 15 mil pessoas na zona rural e urbana.

Para o prefeito da cidade, Léo Moraes, “existe a previsão de continuidade das intensas chuvas nos próximos dias, agravando a situação das famílias em áreas de risco”.
A Prefeitura também autorizou a dispensa de licitação para aquisição de bens, insumos, serviços e obras necessários às atividades de resposta ao estado de emergência.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Porto Velho decreta situação de emergência por cheia do rio Madeira no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.