O Palmeiras identificou, nesta quinta-feira (10), o torcedor que fez gestos racistas em direção a torcedores do Cerro Porteño, do Paraguai, durante a vitória alviverde por 1 a 0 na noite dessa quarta-feira (9), no Allianz Parque, pela fase de grupos da Copa Libertadores.
Com o apoio do sistema de biometria facial e das câmeras de vigilância do estádio, o autor da ofensa foi localizado nas primeiras horas desta quinta. Segundo apuração da Itatiaia, o clube já enviou uma notificação extrajudicial para que o torcedor seja informado das medidas adotadas.
Entre as punições determinadas pelo Palmeiras, estão:
- Bloqueio no sistema de venda de ingressos para todas as partidas do clube como mandante;
- Exclusão do programa de sócio-torcedor Avanti;
- Abertura de processo judicial para que o torcedor ressarça o clube por eventuais prejuízos esportivos e financeiros, caso haja punições impostas à equipe por conta da conduta racista.
Além disso, o clube registrou um Boletim de Ocorrência junto à DRADE (Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva), que vai apurar os fatos em profundidade.
A atitude do Palmeiras visa coibir atos de racismo dentro dos estádios e proteger a imagem institucional da equipe. O clube reforça que seguirá com uma política de tolerância zero para episódios de discriminação.
Casos de racismo em 2025
É o terceiro registro de gestos racistas em jogos do Palmeiras. Nas duas ocasiões anteriores, os brasileiros foram vítimas de preconceito em jogos fora do Brasil.
No dia 3 de abril, no Estádio Nacional do Peru, em Lima, um torcedor do Sporting Cristal, time da casa, imitou um macaco na direção dos palmeirenses presentes na arquibancada. O caso aconteceu após a vitória alviverde por 3 a 2, pelo Grupo H do torneio.
Em março, um torcedor do Cerro Porteño imitou um macaco na direção de jogadores do Palmeiras durante jogo da Copa Libertadores Sub-20. O atacante Luighi deu entrevista cobrando uma postura enérgica da Conmebol e foi às lágrimas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Palmeiras identifica torcedor que fez suposto gesto racista e toma decisão no site CNN Brasil.