Júri popular do serial killer de Alagoas começa nesta sexta (11)

O serial killer de Alagoas, Albino Santos de Lima, de 42 anos, ex-agente penitenciário, está sendo julgado por homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio.

O julgamento ocorre nesta sexta-feira (11), no Fórum Desembargador Jairon Lima Fernandes, localizado no bairro Barro Duro, em Maceió (AL). Albino é acusado de ter cometido 18 assassinatos e duas tentativas de homicídio na capital alagoana.

O júri é do crime que aconteceu em 21 de junho de 2024, no bairro Ponta Grossa, no subúrbio da cidade. Segundo a denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), na ocasião, o acusado teria invadido a casa de uma mulher e pedido ajuda ao namorado dela, Emerson Wagner da Silva. Ao deixar o local, Albino percebeu que estava sendo seguido e atirou contra Emerson e um amigo dele. Emerson foi atingido, o amigo conseguiu fugir.

Saiba quem são as vítimas do Serial Killer de Alagoas

Ao todo, 18 mortes são atribuídas ao ex-agente penitenciário, das quais ele teria confessado 16. Os crimes teriam ocorrido entre 2019 e 2024. Em depoimento, o réu chegou a afirmar que cometeu um dos assassinatos enquanto estava “possuído” e sob ordens do “Arcanjo Miguel”, que, segundo ele, também o orientava a visitar cemitérios e fotografar os túmulos das vítimas.

 

 

A defesa sustenta que Albino não possui condições mentais de responder pelos crimes. “Uso a tese da insanidade mental. Entende-se que Albino é completamente louco. A expectativa é que a Justiça reconheça a inimputabilidade, porque ele sofre de insanidade mental”, afirmou Geoberto de Luna, advogado do réu.

Já o Ministério Público, com base em laudo psiquiátrico autorizado pela Justiça e em outras provas anexadas ao processo, afirma que o acusado possui sanidade mental e deve ser condenado. A defesa contesta o laudo. “Foi feito um exame simples em Albino, não é um laudo definitivo. Durante o júri, também vou questionar esse laudo, porque inicialmente ele seria submetido a uma equipe de psiquiatras para avaliar sua sanidade”, explicou Luna.

Albino está preso desde setembro do ano passado. Caso seja condenado, as penas podem chegar a 30 anos pelo homicídio e 20 anos pela tentativa, totalizando até 50 anos de reclusão. A expectativa é de que o julgamento seja concluído ainda nesta sexta-feira (11).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Júri popular do serial killer de Alagoas começa nesta sexta (11) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.