
Pablo dos Santos Malaquias, de 31 anos, foi preso no dia em que corpo da vítima foi encontrado enterrado em praia de Vila Velha, na Grande Vitória. Já Tiago dos Santos Malaquias, de 38 anos, segue foragido. Polícia conclui que caminhoneiro foi morto e enterrado em praia por enteados no ES
A Polícia Civil concluiu durante investigações que os irmãos Pablo dos Santos Malaquias, de 31 anos e Tiago dos Santos Malaquias, de 38, mataram e esconderam o corpo do próprio padrasto por causa de uma briga por dinheiro. O caminhoneiro Cláudio Bernardo da Silva, de 58 anos, estava desaparecido e foi encontrado enterrado em uma praia de Vila Velha, na Grande Vitória.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Pablo foi preso no dia do desaparecimento usando o carro do padrasto em Fundão, na Região Metropolitana de Vitória. O homem já era foragido e cumpria regime semiaberto por roubo. Tiago segue foragido. As informações foram divulgadas pela polícia nesta quinta-feira (10).
Briga familiar
Cláudio Bernardo da Silva, de 59 anos, era caminhoneiro estava desaparecido desde o dia 3 de março e teve o corpo encontrado na quarta-feira (19) enterrado em uma praia de Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
A investigação da Polícia Civil apontou que o caminhoneiro foi morto na casa dele em Praia Grande, no dia 3 de março, onde passava o carnaval com a família e a esposa. De acordo com o delegado Leandro Sperandio, o motorista era casado com a mãe dos suspeitos.
A vítima tentava defender a mulher dos pedidos insistentes de dinheiro dos filhos para comprar drogas e já tinha expulsado os dois de casa.
“Todo o crime de latrocínio é motivado principalmente pelo lucro, pela questão patrimonial. Mas nesse caso, além da questão patrimonial, de subtrair o carro e pertences da vítima, os dois tinham um desentendimento com a vítima. Os dois tratavam mal a mãe, procuravam sempre ter dinheiro dela numa espécie de extorsão. Eles forçavam a barra para que a mãe pagasse o vício deles, porque os dois são usuários de drogas. Então, o Cláudio entrava na discussão para defender sua esposa, não deixar que os filhos dela importunassem daquela forma”, explicou o delegado.
Segundo a polícia, Tiago acreditava que a mãe e Cláudio tinham roubado parte da herança dele, após o pai morrer.
Polícia encontra corpo de caminhoneiro de 59 anos que estava desaparecido desde o dia 3 de março em praia de Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Mas as investigações apontaram que o dinheiro já tinha sido dividido em partes iguais e o suspeito tinha gastado tudo em drogas.
Após matarem o caminhoneiro, os suspeitos colocaram o corpo de Cláudio no porta-malas do carro, levaram até uma região entre a Praia dos Recifes e a Barra do Jucu e o enterraram em uma cova profunda.
Equipes do Corpo de Bombeiros auxiliaram nas buscas e encontraram o corpo da vítima. A perícia não conseguiu indicar a causa da morte, mas identificou que a vítima foi amarrada nas perna, braços e pescoço.
“Foi identificado material genético da vítima em uma mancha de sangue no veículo e na camiseta que era de um dos autores”, destacou a perita criminal Bianca Bortolini.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEOS: muro desaba, escola é destelhada e motociclistas caem com ventos fortes e chuva e no ES
Atleta russo de wingsuit fica ferido após saltar de pedra e é resgatado de helicóptero no ES
VÍDEO: homem dá cabeçada, quebra porta de vidro e invade padaria no ES
Ainda de acordo com o delegado Fabrício Dutra, os dois possuem passagem criminal por posse de arma, latrocínio, agressão contra a mulher e homicídio.
“Esses dois elementos que a vítima tratou como filho e deu todo o carinho, fizeram o que fizeram com ele. A polícia e todos os segmentos da segurança pública deram resposta. Eu tenho certeza que com as provas coletadas e com o inquérito policial, com certeza vamos prender esse indivíduo”, frisou o delegado.
Pablo dos Santos Malaquias foi preso pela morte do padrasto no Espírito Santo e Tiago dos Santos Malaquias segue foragido
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo