ATL: Célia Xakriabá denuncia violência policial contra indígenas

Baixar


A deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG) denunciou, nesta sexta-feira (11), violência da polícia legislativa contra manifestação de indígenas que participavam do Acampamento Terra Livre (ATL). Em coletiva na Câmara dos Deputados, a parlamentar relatou situações de violência que aconteceram durante um ato em frente ao Congresso Nacional na quinta-feira (10).

Célia Xakriabá, que pertence ao povo Xakriabá e também foi atingida por spray de pimenta, nega que os manifestantes tenham derrubado gradis e disse que não havia nenhuma intenção de entrar no Congresso.

“A Polícia Militar e a Justiça Federal decidiram, sem motivação ou justificativa, fazer uso da força policial por meio de disparo de bomba, gás lacrimogêneo, gás de pimenta nos manifestantes indígenas que ali se encontravam, no momento da finalização de um ato pacífico”, afirmou.

Segundo nota da Câmara dos Deputados, cerca de mil indígenas teriam rompido a linha de defesa da PM, derrubado gradis e invadido o gramado do Congresso Nacional. Para impedir a entrada dos manifestantes no Congresso, os polícias legislativas usaram agentes químicos.

Para Célia, o fato foi um ato de racismo contra os povos indígenas brasileiros. “Por um momento, eu pensei que já tinha conseguido fazer com que essa casa nos respeitasse, mas eu estava muito enganada, porque não somente não serviu para proteger os povos indígenas no episódio de ontem, como não serviu também nem para me proteger”, disse

A deputada culpa a Polícia Militar também por impedir o acesso dela ao Congresso após o tumulto e acusa a Câmara de perseguir deputados do PSOL. O partido fez uma representação sobre a situação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Brasília (DF), 08/04/2025 - Audiência Pública - Impactos do setor de energias em terras indígenas. Dep. Célia Xakriabá (PSOL - MG). Foto: Elio Rizzo/Agência Câmara

© Elio Rizzo/Agência Câmara

Justiça Bombas de efeito moral e gás foram usados contra manifestantes Brasília 11/04/2025 – 19:44 Ana Lúcia Caldas / Paulliny Fernandes Gésio Passos, da Rádio Nacional Célia Xakriabá Acampamento Terra Livre Violência Policial sexta-feira, 11 Abril, 2025 – 19:44 2:40

Adicionar aos favoritos o Link permanente.