Domingo de Ramos: Entenda o significado da data comemorada hoje (13)

Domingo de Ramos, comemorado neste domingo (13), marca o início da Semana Santa para os cristãos, celebrando a entrada de Jesus em Jerusalém. A data é vista como simbolismo da humildade.

A entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumento, simboliza a humildade em contraste com o poder e a guerra representados pelos cavalos. De acordo com a profecia católica, o gesto cumpre os dizeres de Zacarias (Zc 9,9, que diz: “Eis que o teu Rei vem a ti, humilde, montado num jumento”).

procissão de Ramos revive anualmente esse momento, com os fiéis carregando ramos, simbolizando a acolhida a Jesus. Esses ramos, levados para casa, são encarados como sinais de paz e fé. Geralmente, colocados em lugares especiais nas casas, pois simbolizam a presença de Deus.

Domingo de Ramos prepara os fiéis para a Semana Santa, incentivando a reflexão sobre os últimos passos de Jesus: prisão, julgamento, morte e ressurreição. A data é tida como um ensinamento sobre a importância de permanecer firme na fé, mesmo diante do sofrimento, confiando na promessa da ressurreição, a ser celebrada na Páscoa.

A leitura da Paixão de Cristo recorda o sofrimento e a entrega de Jesus. A liturgia faz reflexão sobre o seguimento de Jesus até a cruz, reforçando a fé cristã como um movimento de coragem.

*Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Domingo de Ramos: Entenda o significado da data comemorada hoje (13) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.