O cantor Milton Nascimento, 82, agradeceu a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo título de Doutor Honoris Causa concedido pela instituição.
Em fotos divulgadas nas redes sociais neste domingo (13), o artista aparece segurando a honraria. “Meu profundo agradecimento à Unicamp e seus colaboradores, ao reitor Antonio José de Almeida Meirelles e ao professor Fernando Hashimoto por terem me concedido este título de tanto reconhecimento e importância”, escreveu na publicação.
O título foi concedido a Milton em novembro de 2024. A entrega aconteceu em sua casa, no Rio de Janeiro, em 25 de fevereiro. Apesar disso, foi mostrada à comunidade universitária apenas na última quinta-feira (10).
O mineiro, que recentemente ganhou um documentário que retrata os bastidores de sua última turnê, recebeu a honraria da mãos do reitor da universidade paulista Antonio José de Almeida Meirelles. No local, também estava presente o diretor do Instituto de Artes e proponente da homenagem, Fernando Hashimoto.
Segundo Meirelles, a cerimônia pautou-se pela “opção de privilegiar, acima de tudo, a pessoa do homenageado”, considerando questões de saúde e também do envolvimento de Milton Nascimento com outras atividades no período do Carnaval.
“Fizemos todo o esforço para entender as dificuldades e fazer esse gesto de reconhecimento da importância do Milton para a cultura brasileira. Se fizéssemos a divulgação naquele momento, o significado da entrega do título seria diluído pelos outros eventos nos quais ele estava envolvido”, afirmou em nota divulgada à imprensa.
O reitor ressaltou que o cantor deixou uma marca na história da Unicamp e também de toda uma geração de brasileiros.
Ver essa foto no Instagram
Milton Nascimento é uma “divindade musical” brasileira, diz NYT
Este conteúdo foi originalmente publicado em Milton Nascimento agradece Doutor Honoris Causa dado pela Unicamp no site CNN Brasil.