As tochas que conduzirão a chama olímpica nos Jogos Olímpicos de Inverno e Paralimpíadas de 2026 foram reveladas nesta segunda-feira (14), em dois eventos simultâneos. Um em Milão, na Itália, e outro na cidade japonesa de Osaka.
Feitas de alumínio reciclado, as tochas foram estilizadas em duas versões diferentes: azul para as Olimpíadas e bronze para as Paralimpíadas.
A ex-esquiadora cross-country Stefania Belmondo e a estrela da esgrima paralímpica Bebe Vio, ambas duas medalhistas de ouro olímpicas, levaram as tochas.
ESSENTIAL
There it is…the torch of the Olympic and Paralympic Winter Games Milano Cortina 2026@Olympics @Paralympics @eni @crassociati#EssentialTorch #MilanoCortina2026 #Olympics #Paralympics #CarloRatti #Eni #Versalis pic.twitter.com/wck88zIuFi
— Milano Cortina 2026 (@milanocortina26) April 14, 2025
“É muito fácil de transportar e manusear”, disse Belmondo, que acendeu a pira olímpica nos Jogos de 2006 em Turim, quando a Itália sediou os Jogos de Inverno pela última vez.
Projetada pela Carlo Ratti Associati, uma empresa de design sediada em Turim, a superfície de cada tocha foi criada para refletir a paisagem que ela atravessará durante o revezamento e colocar a chama olímpica em destaque, disseram os organizadores.
“A tocha é espetacular, linda, a personificação do gênio do design italiano”, disse Giovanni Malago, presidente do Comitê Olímpico Nacional da Itália.
Milão e a cidade de Cortina d’Ampezzo, uma das estações de esqui mais famosas da Itália, são as principais sedes dos Jogos, que acontecerão de 6 a 22 de fevereiro do ano que vem. As Paralimpíadas acontecerão no mês seguinte.
A tocha será acesa na antiga Olímpia, na Grécia, berço das Olimpíadas, em 26 de novembro, marcando a contagem regressiva para os Jogos.
A chegada a Roma está prevista para o início de dezembro e continuará seu revezamento pela Itália antes de chegar a Milão para o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
Além de Milão e Cortina, que ficam a mais de 400 km de distância, os eventos serão realizados em cinco outros locais, incluindo Bormio, onde acontecerão as corridas de esqui alpino masculino.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tochas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026 são reveladas no site CNN Brasil.