O bilionário Ray Dalio afirma que a guerra tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ajudou a empurrar os EUA para perto de uma recessão — ou talvez até “algo pior”.
“Neste momento, estamos em um ponto de tomada de decisão e muito próximos de uma recessão”, disse o fundador da Bridgewater Associates, um dos maiores fundos de hedge do mundo, ao programa “Meet the Press” da NBC no domingo (13).
“E estou preocupado com algo pior que uma recessão se isso não for bem administrado”.
Dalio, que previu corretamente a crise financeira de 2008, faz parte de um coro crescente, incluindo grandes bancos de Wall Street, preocupado que as tarifas possam prejudicar a economia dos EUA, a maior do mundo.
“Se você considerar as tarifas, a dívida, o poder crescente desafiando o poder existente, se você pegar esses fatores e analisar as mudanças nas ordens, nos sistemas, são muito, muito perturbadores. Como isso é administrado pode produzir algo muito pior que uma recessão. Ou pode ser bem administrado”, disse ele.
Dalio acrescentou que a forma como as tarifas são implementadas, seja de maneira “estável” ou de forma “caótica e perturbadora”, faz “toda a diferença do mundo”.
Mas, até agora, a maneira como Trump tem perseguido seu plano tarifário — projetado para trazer a manufatura de volta aos EUA e aumentar empregos e receita fiscal — tem sido “muito perturbadora”, disse Dalio, acrescentando que as tarifas são “como jogar pedras no sistema de produção”.
A ofensiva tarifária de Trump no mundo desencadeou turbulência no mercado global nas últimas semanas, aumentando os temores de uma desaceleração econômica.
Na semana passada, Trump declarou uma pausa de 90 dias em todas as tarifas “recíprocas”, exceto as impostas à China, que aumentaram para pelo menos 145%.
No entanto, alguns produtos eletrônicos chineses, incluindo smartphones e monitores de computador, estarão isentos desses 145%, de acordo com um aviso da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA publicado na sexta-feira.
Esses produtos, no entanto, ainda estão sujeitos a uma taxa de 20% imposta à China.
Uma recessão refere-se a um declínio sustentado na atividade econômica, frequentemente medido por dois ou mais trimestres consecutivos de crescimento negativo. Os economistas do Goldman Sachs esperam uma chance de 45% de recessão nos EUA nos próximos 12 meses.
Antes de Trump anunciar a pausa de 90 dias, eles haviam previsto uma recessão como o “cenário base”, significando que era altamente provável de ocorrer.
Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bilionário Ray Dalio alerta sobre possível recessão nos EUA com tarifas no site CNN Brasil.